Todo o início de ano uma das preocupações das famílias é a compra dos materiais escolares. No entanto, não são todas as pessoas que podem ir até uma papelaria comprar materiais e acessórios para os filhos usarem na escola. Para colaborar com estas crianças e adolescentes, o Coletivo Muvibe Londrina, por meio do Projeto Alicerces, está realizando a campanha “Mochila Solidária”, iniciativa que tem beneficiado moradores carentes há mais de cinco anos.

LEIA TAMBÉM: Trigêmios oriundos de escola pública são aprovados na UFPR

São 40 crianças e adolescentes, matriculados no 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, que serão ajudados, totalizando 25 famílias do residencial Vista Bela, na zona norte de Londrina. O padrinho ou madrinha que “adotar” um estudante, que tem idade entre 11 a 17 anos, pode doar o material que consta na lista da unidade escolar ou repassar o valor correspondente. Em média, no estabelecimento mais em conta orçado pelas lideranças, o custo é de R$ 112.

“Quase todas as famílias têm um histórico de violência doméstica e têm muitas mães que não tiveram acesso a material escolar, a própria escola, às vezes morava num sítio, não é alfabetizada. Então, elas projetam um futuro na vida dos filhos para que tenham oportunidades”, destacou Alessandra Razionale, coliderança do coletivo e projeto.

O material novo e de boa qualidade é considerado fundamental para também dar dignidade aos alunos. “Quando as crianças recebem o material é como se fosse um incentivo. Elas vão para a escola mais motivadas, valorizam mais o aprendizado”, frisou. “Muitos que os pais não tinham condição de comprar e já tiveram que usar material do ano anterior sofreram bullying, preconceito”, acrescentou. Muitos também precisam de mochilas.

EXPECTATIVA

Às vésperas do retorno das aulas, principalmente na rede municipal, poucas doações chegaram até esta segunda-feira (29). “As crianças ficam na expectativa. Já tivemos situações de muitos que não queriam ir para a escola pela falta do material. Este material escolar tem um valor para eles, porque recebem em forma de doação, se dedicam mais para ter boas notas. Isso rompe o ciclo de violência, evasão escolar e sobressai de forma positiva”. A meta é conseguir todo o material até este fim de semana.

As crianças e adolescentes que participam da campanha, e que foram selecionados para serem contemplados, precisaram preencher alguns requisitos, como a frequência na escola, comportamento e a busca por boas notas. “Para nós (poder fazer esta campanha) é motivo de muita gratidão, pois, vemos que estamos plantando uma boa semente, que vai germinar bons frutos no futuro próximo”, valorizou.

‘PODEM SONHAR’

Por meio do projeto, durante o ano passado, os meninos e meninas puderam ter várias experiências educacionais como forma de mostrar o impacto que o ensino tem na vida de uma pessoa. “Levamos eles (para conhecer) a faculdade Positivo, para verem que podem sonhar, que existe uma outra realidade em relação ao que encontram no bairro”, comentou.

CÁRITAS

A Cáritas Arquidiocesana de Londrina também está realizando uma ação para arrecadar materiais escolares - novos ou usados, mas em boas condições - para alunos do projeto escola de português para migrantes e refugiados. Entre os objetos que podem ser doados então lápis de escrever e de cor, borracha, cadernos, estojos e canetas. A entrega pode ser feita na sede da instituição, na rua Dom Bosco, 145. Outra opção é fazer o PIX do valor do kit, de R$ 37, pelo telefone (043) 999979-0160.

SERVIÇO – Quem quiser ajudar na campanha “Mochila Solidária” pode entrar em contato, via telefone ou WhatsApp, pelos números (43) 99933-8877 ou (043) 99603-9198, falar com Rita ou Alessandra.