No dia a dia, Bia Foloni percebia que muitos animais em situação de rua não tinham o mínimo para a sobrevivência. A causa dos animais abandonados já lhe chamava a atenção, então ela idealizou o Projeto Potinho Cheio, que visa arrecadar recursos para distribuir comedouros e bebedouros por Londrina

Imagem ilustrativa da imagem Projeto arrecada recursos para instalar comedouros para pets em Londrina
| Foto: Arquivo Pessoal

O intuito é contribuir com os pontos de cães comunitários em diversas regiões de Londrina. “O projeto foi motivado pela vontade de dar amparo aos animais que vivem nas ruas de nossa cidade. Principalmente nos dias mais quentes, quando percebia que muitas vezes eles sequer encontravam água para matar a sede, comecei a pensar que temos que fazer algo para aliviar as dificuldades deles”, menciona.

A proposta é arrecadar verbas para a construção dos 30 primeiros comedouros e bebedouros. A campanha ainda está aberta, por meio de plataforma on-line de arrecadação, para a segunda meta, que é colocar a ração nos primeiros potinhos e construir casinhas para os animais. Para isso, conta com voluntários que estão dispostos a ajudar.

Entre elas, Juliana Galante, que já está envolvida em projetos que visam o bem-estar animal. “Eu já alimentava animais em frente de casa e pelo meu bairro e fui convidada pela Bina a encabeçar com ela esse projeto. Acreditamos que a ideia de animais comunitários seja hoje a forma mais concreta de ajudar a amenizar a situação dos mais de 60 mil animais que vivem em situação de rua em Londrina”, acrescenta.

Para Galante, a ideia de cães comunitários ainda não é difundida na cidade, mas percebe pelas redes sociais que há interesse da população em ajudar, mas não sabem como. “Por isso estamos tentando falar e espalhar essa proposta de animas comunitários na cidade”, argumenta.

Além da alimentação e hidratação, explica que a comunidade ajuda fornecendo medicamento, vacinas, casinhas e também carinho. Na visão da voluntária, o compartilhamento do cuidado pode ser benéfico, visto que como voluntária de ONG tem a experiência de dar lar temporário a muitos animais e sabe que é preciso dedicação que nem todos podem oferecer.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto arrecada recursos para instalar comedouros para pets em Londrina
| Foto: Arquivo Pessoal

“Eu acredito muito na ideia de animal comunitário. Sei da dificuldade de cuidar de muitos animais de uma vez, em casa. Animal resgatado demanda tempo, dinheiro, atenção, dedicação, entre outras coisas. E não é simples mesmo. Mas, podendo dividir todas essas questões com outras pessoas cuidando desses animais juntos, fica mais leve e é mais efetivo, penso eu”, aponta.

Há diversas formas de ajudar o projeto: colaborando com o recurso para a construção dos comedouros e bebedouros; cuidar dos potinhos e se responsabilizar pelo abastecimento ou ajudar com os materiais para construção.

SERVIÇO
O Projeto Potinho Cheio tem todas as informações no site: https://benfeitoria.com/projetopotinhocheio. Os interessados em instalar uma base de alimentação podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. Também é possível ter mais informações por meio da conta no Instagram: @potinhocheiolondrina.