PROTEÇÃO CONTRA O FRIO -

Projeto Amigos do Banho arrecada agasalhos e cobertores

Objetivo do grupo de voluntários é atender a população de rua de Londrina; doações podem ser feitas até sexta-feira

Vitor Ogawa - Grupo Folha
Vitor Ogawa - Grupo Folha

O projeto social itinerante Amigos do Banho/Londrina realiza uma campanha de doação de agasalhos e cobertores até esta sexta-feira (29) para beneficiar a população em situação de rua.  Os pontos de coleta estão instalados nas agências do Banco Santander em Londrina e também são aceitos máscaras, álcool em gel, material de limpeza e higiene, calçados, toalhas, entre outros itens. 

Projeto Amigos do Banho arrecada agasalhos e cobertores
Gustavo Carneiro - Grupo Folha 14-07-2019
 




Uma das coordenadoras do projeto, Julia Graciela Vieira, ressalta que  o projeto sobrevive de doações. “Essa parceria com o Santander se deu porque eu já fui funcionária terceirizada do banco e sei que todo ano eles arrecadam roupas e cobertores para serem doados para alguma instituição", resume.





Em função da pandemia provocada pela Covid-19, o projeto não está promovendo ações de banho. “Neste momento estamos coletando as doações e distribuindo aleatoriamente nos locais onde se encontram as pessoas em situação de rua. Vamos nas rodoviárias, nas praças e na Concha Acústica", explica.


“O banho, neste momento, não está sendo fornecido, porque o projeto aglomera muitas pessoas”, justificou. Durante esse período o grupo tem orientado onde essas pessoas podem obter banho quente, como o Centro Pop e nas entidades que acolhem moradores em situação de rua. “Eles mesmos já sabem onde conseguem obter esse banho quente. Quando conseguem algum dinheiro vão até a rodoviária para isso”, observou.


DESDE 2018

O Projeto Amigos do Banho começou a ser desenvolvido em novembro de 2018, quando um grupo de voluntários começou a vender canecas, camisetas e a realizar vaquinhas on-line para a construção de uma cabine de banho móvel, que é transportada por meio de uma carreta. Em março de 2019 eles conseguiram o dinheiro suficiente e a primeira ação foi em 14 de julho de 2019. No ano passado, o projeto beneficiou 511 pessoas com banho, atendimento odontológico, doação de roupas e cortes de cabelo. Foram fornecidos no ano passado 306 banhos distribuídos em 12 ações nos mais diversos locais. As ações no ano passado foram realizadas de 15 em 15 dias e em média foram de 30 a 40 banhos por atividade. 




SERVIÇO - Mais informações no perfil do projeto no Instagram (@amigosdobanho) ou no Facebook (fb.com/amigosdobanho/). Os telefones dos coordenadores são (43) 99164-9161 (Júlia Vieira) ou (43) 99179-5619  (Fábio Gambarotto).


Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo