"Foi possível compreender a rotina escolar, o domínio da turma, perceber a real importância do planejamento de ensino, da formação continuada para a transmissão de conteúdos eruditos às crianças, que eu conhecia apenas por meio da literatura. Houve um avanço significativo na minha escrita, leitura e oratória por participar e apresentar trabalhos em eventos". A avaliação é da estudante Ingrid David dos Santos, bolsista do Pibid (Programa Institucional de Iniciação à Docência), no Centro de Educação Infantil da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Ela é estudante do 3º ano de pedagogia da universidade.

O estudante Fábio Beneli, do 5° ano do curso de física-licenciatura, foi bolsista do Pibid nos colégios estaduais Vicente Rijo e Hugo Simas. "A principal vantagem, ao meu ver, é poder entender realmente como a profissão funciona. Ver todos os prós e contras do ramo e avaliar se realmente é o que você gosta de fazer".

Santos e Beneli estão entre os cerca de 600 participantes que integram o Pibid e o Programa de Residência Pedagógica, ambos voltados para as 16 licenciaturas da UEL, que devem se reunir no 8º Encontro do Pibid/UEL e 1º Encontro da Residência Pedagógica/UEL. O evento será realizado neste sábado (9), das 8 às 12h, no Teatro Ouro Verde, e das 14 às 18h, no Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Artes). O coordenador do Pibid, professor Marcelo Alves de Carvalho, do Departamento de Física, afirma que o evento é um momento de socializar os resultados dos programas.

O Pibid é financiado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e desenvolvido, na UEL, desde 2009. Segundo Carvalho, são quase 290 bolsas de iniciação à docência para estudantes de licenciaturas. O Programa de Residência Pedagógica é uma iniciativa instituída pela Capes em 2018. Na UEL, é coordenado pelo professor Vladimir Moreira, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.