As atividades culturais de bairro marcaram ontem as festividades de comemoração dos 308 anos de Curitiba. As apresentações ocorreram nas Ruas da Cidadania do Pinheirinho, Fazendinha, Boqueirão, Boa Vista, Santa Felicidade, Cajuru e Matriz. No Ginásio de Esportes Centro de Multiuso, do Bairro Novo, foram feitos shows de grupos de rap, viola e pintura infantil. As apresentações de street dance, dança popular e performances marcaram a tarde dos moradores do Pinheirinho.
O vice-prefeito de Curitiba, Beto Richa (PTB), disse que neste aniversário a prefeitura optou em oferecer apenas apresentações populares e culturais para redução de custos. ‘‘Grandes comemorações necessitariam de grandes recursos’’, justificou ele.
As festividades prosseguem até amanhã nas ruas da cidadania. Hoje à tarde, no Ginásio do Bairro Novo, serão apresentados shows musicais. Amanhã, a partir das 14 horas, o ginásio será ocupado pelo contador de histórias Clóvis Aquino. Na Rua da Cidadania do Pinheirinho, haverá apresentações de dança, da banda Cachorro de Pano e do coral Piá Vila Verde. Na Fazendinha, serão feitos jogos com crianças sobre a história de Curitiba, atividades de ginástica e apresentações do coral da Terceira Idade da Fundação de Ação Social. Amanhã, tem pintura livre para crianças.
Na Rua da Cidadania do Boqueirão, haverá apresentações de grupos de axé e pagode. No Boa Vista, os moradores fazem shows de violão, harmônicas e teclado. Em Santa Felicidade, a partir das 14 horas tem jogos e brincadeiras para as crianças e apresentações de grupos folclóricos e de terceira idade.
As comemorações terminam amanhã, com a inauguração da revitalização da Praça Osório. A festa começa às 10 horas com exposição de fotografias, serigrafias, clubes de xadrez, corais e bandas. O feriado de aniversário foi adiado para 12 de abril.

mockup