Programa vai acompanhar bebês
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 05 de janeiro de 2000
Lucinéia Parra
De Maringá
A Secretaria de Saúde de Maringá vai lançar na segunda quinzena deste mês o programa Vigilância ao Recém-Nascido. Identificado como Nascer na Cidade Canção é Uma Emoção, o programa tem como objetivo reduzir o índice de morbidade (doenças) e mortalidade infantil. Todos os bebês que nascerem nas maternidades de Maringá com risco de vida serão encaminhados para os médicos. As mães também vão receber um kit com vários informativos sobre aleitamento materno, alimentação do bebê, como prevenir as doenças mais comuns, teste do pezinho e vacinas.
A criança que apresentar risco de doença vai receber acompanhamento médico mensal durante um ano, ou até que o risco não exista mais. De acordo com a coordenadora de planejamento da Secretaria de Saúde, Maria Tereza Soares Resende Lopes, o acompanhamento médico será feito no posto de saúde mais próximo da casa da mãe. Ainda na maternidade, a mãe vai receber a agenda do bebê com a data da primeira consulta já marcada no posto de saúde. As mães também vão receber uma cadernetinha para anotar todas as vacinas e a fase de desenvolvimento do bebê, revela Maria Tereza.
Além dos informativos, o kit também vai contar com uma pomada contra assadura e um frasco de álcool 70º para uso no curativo do umbigo. A entrega do kit e todo tipo de orientação às mães serão feitos por duas auxiliares de enfermagem da Secretaria de Saúde que vão percorrer diariamente, duas vezes ao dia, todas as maternidades de Maringá. Atualmente, conforme Maria Tereza, o índice de mortalidade infantil em Maringá é de 12 para cada mil nascimentos.
É um índice baixo se comparado com outras cidades do Brasil e até mesmo do Paraná, mas o objetivo do programa é reduzir ainda mais. Segundo ela, as seis maternidades dos hospitais públicos e particulares da cidade realizam em média 500 nascimentos por mês.