Londrina - O Pronatec oferece duas modalidades de cursos: técnicos para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e de qualificação para jovens e trabalhadores, oferecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) aos participantes do programa Bolsa Família, profissionais demissionários que irão dar entrada no seguro-desemprego, militares na iminência de receber baixa e trabalhadores da área de turismo.
Segundo o analista de negócios do Senai, Marcelo Strik, o diferencial é que os cursos técnicos são mais longos, possuem entre 1,2 mil a 2 mil horas de duração, e os de qualificação têm entre 160 e 200 horas. "Os alunos do curso técnico podem fazer os de qualificação ao mesmo tempo", explica. Ele ressalta que os participantes dos cursos técnicos também recebem um auxílio estudantil, que inclui recursos para o lanche e para o transporte. "No Senai, ao final do curso técnico, os alunos podem se candidatar a uma bolsa de estudos para uma graduação de um curso superior na instituição. As opções para os alunos de Ensino Médio são técnico em Automação Industrial, em Mecânica Industrial e em Logística."
O Senac, por sua vez, possui o Programa Senac Gratuidade, cujos cursos são destinados às pessoas cuja renda familiar não ultrapasse dois salários mínimos federais per capita e que atendam os requisitos de acesso, como escolaridade mínima, ser estudante ou egresso da educação básica e ainda para trabalhadores empregados ou não. As vagas são direcionadas para cursos de aprendizagem, capacitação, aperfeiçoamento, programa instrumental e cursos técnicos. Os cursos disponíveis são técnico de Auxiliar de Enfermagem, de Design de Interiores, de Logística e de Programador Web. (V.O.)




Serviço
- Mais informações pelos www.pr.senai.br/pronatec ou www.pr.senac.br

mockup