Programa reduz a incidência de cárie
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 09 de junho de 1997
De Curitiba 
Em Curitiba, as crianças de 12 anos já apresentam índices de dentes cariados, obturados ou perdidos melhores do que o esperado pela Organização Mundial da Saúde para o ano 2000, que é de três cáries. A Secretaria Municipal de Saúde registrou em 1996 o índice de 2,59 cáries por criança. No primeiro trimestre desse ano, o número de atendimentos nas clínicas odontológicas municipais foi 37% maior do que o mesmo período de 1996.
As clínicas odontológicas da prefeitura estão instaladas em 75 das 98 unidades de saúde básicas e em duas unidades 24 horas - Sítio Cercado e Boqueirão. Em 1996 foram atendidas 291.742 pessoas, resultando em mais de um milhão de procedimentos. Os cuidados começam já no primeiro mês de vida. O programa Clínica do Bebê permite que as crianças acompanhadas nas unidades de saúde sejam encaminhadas na primeira consulta pediátrica à clínica odontológica. Lá, as mães recebem toda a orientação sobre higiene bucal e alimentação. Aos nove meses, quando os primeiros dentes estão aparecendo, as mães devem retornar à clínica para receber novas orientações quanto à escovação e limpeza dos dentes de leite.
Para atender a toda a demanda, a secretaria conta com uma equipe de 488 dentistas, 203 técnicos em higiene dental e 387 auxiliares de consultório dentário. Nas clínicas o dentista é reponsável por todo tratamento irreversível, como extrações, anestesia e remoção da cárie e o técnico realiza os procedimentos nos casos reversíveis, como restaurações e profilaxia (limpeza e aplicação de flúor). Cabe ao auxiliar apoiar o trabalho do dentista e do técnico e dar orientações gerais quanto à higiene bucal.
Em todos os casos, o paciente sai da unidade de saúde com a guia de encaminhamento nas mãos, devendo procurar o local indicado para realizar o serviço. Nós não temos condições de oferecer diretamente todos os procedimentos, por isso fazemos os convênios, que garantem o tratamento integral de saúde bucal, justifica Bertol.


