O programa Educa Trabalhador já está com matrículas abertas. A iniciativa da secretaria municipal de Trabalho e Profissionalização de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) em parceria com o Sesi/Senai, permite com que a população conclua o ensino médio ou fundamental, de forma gratuita e online. As inscrições começam nesta segunda-feira (8), na Agência do Trabalhador (Sine), que fica na avenida Inglaterra, 774.

Interessados devem comparecer com RG, CPF (não pode ser carteira de motorista), comprovante de residência atual, certidão de nascimento ou casamento e histórico escolar do ensino fundamental. Para completar a formação no Ensino Fundamental, o prazo para envio dos documentos termina em 26 de janeiro, com aulas tendo início no dia 5 de fevereiro. Já para o Ensino Médio, o prazo da documentação vai até 8 de fevereiro e as aulas começam em 26 de fevereiro.

A Educação de Jovens e Adultos do Sesi tem formação 100% online e gratuita; possibilita eliminação de disciplinas; aula ao vivo uma vez na semana, também de forma online, através de link enviado pelo Sesi; e estudo e provas feitas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) .

O secretário municipal de Trabalho e Profissionalização, José Aparecido Rolim, afirma que o programa é mais uma ferramenta de transformação de vidas oferecido em Cambé. “Além do Capacita Cambé, o maior programa de capacitação da história da cidade, temos também essa parceria com o Sesi para o Educa Trabalhador. Entendemos que qualificação e vida profissional devem andar de mãos dadas, e que o trabalhador que conclui seus estudos consegue novas perspectivas de trabalho, encontra oportunidade para mudar de vida, de emprego, crescer de fato. Com isso, todo mundo ganha, a economia é fortalecida e o mercado de trabalho tem suas demandas atendidas”, afirmou.

(Com informações da Prefeitura de Cambé)