Crianças de 1 a 5 anos (C1 ao P5), estudantes do CEI (Centro de Educação Infantil) Irmãs de Betânia, unidade filantrópica que integra a rede municipal de ensino de Londrina, terão a oportunidade de aprender o idioma inglês em um programa de educação bilíngue regular. Inicialmente, o projeto atenderá 140 alunos do CEI, localizado no Jardim Nossa Senhora da Paz, zona oeste de Londrina.

O programa bilíngue foi idealizado pela empresa Bratac Seda, vizinha e colaboradora do CEI desde sua fundação, há 38 anos. Esse trabalho envolve a contratação e capacitação dos professores responsáveis por ministrar as atividades, bem como a aquisição e disponibilização dos materiais didáticos.

O início das práticas em língua em inglesa será em abril deste ano, e os professores já estão passando pelas formações. No âmbito da Educação Infantil, o ensino bilíngue pode contribuir para os processos de aprendizagem das crianças, até mesmo influenciando no funcionamento cerebral, já que na primeira infância o desenvolvimento é acelerado e a educação nesse formato pode ajudar a criar novas conexões benéficas ao aprendizado.

Os ganhos possibilitados envolvem facilidades no desempenho escolar, criatividade, estímulo à capacidade de análise e síntese, foco e atenção maiores, preparação para o futuro e aumento do repertório cultural, entre outros.

PIONEIRA

De acordo com a diretora da unidade, há quase 30 anos no cargo, Dalva Regina Taniguchi, a ideia de promover uma educação de excelência, proporcionando inovações, vem desde a fundação do CEI, em 1985, pelas Irmãs de Betânia e o Padre Lino Sthal, e levada à frente pela diretoria mantenedora da instituição, pertencente à Paróquia Pessoal Nipo-Brasileira de Londrina.

“As famílias estão muito animadas com a inserção de mais uma iniciativa importante, que é dar a oportunidade de as crianças aprenderem uma segunda língua, e acredito que todas elas mereciam ter essa chance em sua educação", afirmou. "Temos um CEI que sempre desenvolveu ações inovadoras e essa é mais uma que vem a somar com as dezenas de outros projetos que mantemos junto à comunidade", acrescentou.

UEL

A formação dos docentes é realizada pela professora doutora Michele Salles El Kadri e o professor doutor Atef El Kadri, ambos da UEL (Universidade Estadual de Londrina), e sócias da Be Bilingual, empresa que cuida da parte de assessoria pedagógica do projeto, em parceria com a secretaria municipal de Educação.

Segundo os professores, a educação bilíngue, no contexto do programa, se caracteriza pelo ensino de conteúdos por meio da língua inglesa e que tem como principal função, principalmente na escola pública, colaborar para novos modos de agir e ser no mundo. Assim, na visão deles, a educação bilíngue extrapola a aprendizagem instrumental de língua inglesa e se torna uma educação integral que busca favorecer acesso a diversos discursos e narrativas.

A professora Michele informou que a proposta envolve ministrar os conteúdos e habilidades próprios da educação infantil em língua inglesa pela proposta de imersão. Assim será criada uma faixa diária de 1h30 com atividades ministradas de forma bilíngue.

“As crianças desenvolverão habilidades da Base Nacional Comum Curricular por meio do inglês, tendo vivências para performar atividades nessa língua, estimulando a coordenação motora e autonomia. Não são aulas com regras de inglês como em uma escola de idiomas, mas uma forma imersiva de proporcionar essas vivências. Para as crianças de berçário (C1 e C2) haverá momentos de oralidade. A partir do C3, voltado a crianças de três anos, é utilizado material didático com portfólio bilíngue, onde são registradas as experiências de aprendizagem duas vezes na semana, e o restante das atividades são orais”, detalhou a professora.

A formação continuada para o trabalho bilíngue no CEI abrange professores formados em Letras Inglês e outros graduados em pedagogia. Eles farão curso de 120 horas pela UEL, gerido pelas diretrizes curriculares de educação plurilíngue, e terão acompanhamento semanal para planejamento, análise de aulas e práticas didáticas.

Conforme declarou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, é um grande orgulho para Londrina ter um CEI tão comprometido como o Irmãs de Betânia. “Essa prática do programa bilíngue comprova a qualidade do ensino prestado nessa unidade que admiramos tanto por sua história de envolvimento social com a comunidade da região oeste."

MAIS DE 30 INICIATIVAS

A unidade escolar tem mais de 30 iniciativas nos segmentos de Educação, Assistência Social e Espiritual, desenvolvidas em parceria com a Paróquia Nipo-Brasileira e a Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos.

Dentre os projetos educacionais, há ações voltadas a atender crianças, pessoas com deficiência, capacitações e formações, suporte a adultos em cursos profissionalizantes, apoio a ex-detentos para o término do cumprimento de pena. “Temos, como exemplo, um trabalho que fazemos há mais de 20 anos com pessoas que estão cumprindo pena, de resgate familiar, ofertando trabalho e a aproximação com os filhos, sendo que muitas crianças do bairro estudam no CEI Irmãs de Betânia e sentiam a falta da mãe ou do pai nessa situação. Essa iniciativa ocorre por meio de contrato com o Patronato e Justiça Federal, oportunizando isso às famílias. Tivemos períodos em que o problema do tráfico de drogas gerou conflitos e a nossa creche e entidades fizeram mutirões para reconstruir casas e revitalizar a comunidade em um trabalho árduo e muito bonito”, citou a diretora do CEI.

Na linha de assistência social, existem trabalhos para a construção e reforma de casas, passeios, encontros, festas e outros eventos comunitários, visitas a hospitais, asilos e orfanatos, distribuição de roupas e brinquedos para crianças e adolescentes, atendimento de dependentes químicos, cursos de tricô, crochê e pintura, atendimento médico, encaminhamento para exames, remédios, orientação e acompanhamento para moradores, e vários outros trabalhos.

Já na área espiritual o conjunto de ações inclui missas, evangelização, grupos de formação, suporte espiritual em épocas de crise e violência, acompanhamento de famílias em velórios e enterros, reflexões e estudos, sacramentos da iniciação cristã, coral e outros.

(Com informações do N.Com)