Programa beneficia frequentadores do Zerão
Telma Elorza
De Londrina
Que caminhar regularmente é um exercício fácil de executar e muito saudável, ninguém duvida. Mas o que pouca gente sabe é que, mesmo este simples ato, também pode ser prejudicial se não for feito de forma adequada e com roupas adequadas. Para orientar e esclarecer os frequentadores habituais do Zerão, no centro de Londrina, alunos do curso de Educação Física da Universidade Norte do Paraná (Unopar) estão promovendo, desde o último dia 8, o programa Espaço Esporte e Saúde, em parceria com a Bolivar Sport Wear.
Coordenado pelos professores Lígia Pissolato, Márcia Marques Dib, Raymundo Pires e João Ferreira, o programa está sendo realizado de segunda a sábado, das 7 às 11h30 e das 16 às 20h30, até o dia 18 de dezembro. O público que frequenta o espaço pode participar de aulas de alongamento antes e depois das caminhadas, verificar a pressão arterial e a frequência cardíaca. Todas as atividades são monitoradas por cerca de 30 estudantes dos quatro anos do curso que se revezam nas atividades.
Segundo a estudante Vanessa Janaina Rodrigues, a receptividade vem sendo muito grande. As pessoas estão gostando muito de parar aqui e receber orientações, tirar pressão, fazer uma aula de alongamento. Tanto que muita gente nos pede para continuar com o serviço indefinidamente, explica. Segundo ela, a maioria das pessoas acredita que, para caminhar, basta ir até o Zerão e começar a andar. Às vezes, o médico recomenda a prática, mas as pessoas não procuram um professor de Educação Física para saber como fazê-lo corretamente. Então vem andar no Zerão de calça jeans ou sapatos inadequados. E isto é mais comum que se imagina, diz.
A colega de curso Regina Rossafa Cunha concorda. Mesmo uma simples caminhada pode ser prejudicial à saúde. Tem que saber trabalhar a respiração, o movimento, a velocidade e o ritmo. Pessoas hipertensas, por exemplo, precisam de acompanhamento, explica. O alongamento, segudo ela, também é fundamental antes e após a caminhada. Ali, as aulas estão sendo ministradas a cada 30 minutos. É só ir chegando e fazendo, tenha várias ou uma só pessoa, afirma.
Para a dona de casa, Eugênia Silva, de 78 anos, que caminha todos os dias por uma hora no Zerão, a iniciativa foi uma ótima idéia. Eu já sabia que tinha que fazer alongamento antes de caminhar porque frequento uma academia. Mas tem muita gente que não sabe, o que acaba trazendo problemas, garante. Segundo ela, a iniciativa deveria ser seguida pela Prefeitura e implantada definitivamente no Zerão. Não seria nada mau ter monitores aqui, direto, diz ela.





