O pro­gra­ma Pa­ra­ná Al­fa­be­ti­za­do é re­sul­ta­do de uma par­ce­ria en­tre o Go­ver­no do Es­ta­do do Pa­ra­ná, Go­ver­no Fe­de­ral/MEC e go­ver­nos mu­ni­ci­pais, cu­jo ob­je­ti­vo é a su­pe­ra­ção do anal­fa­be­tis­mo en­tre jo­vens, adul­tos e ido­sos. A ini­cia­ti­va vi­sa ga­ran­tir à po­pu­la­ção não al­fa­be­ti­za­da a opor­tu­ni­da­de de apren­der a ler, es­cre­ver e in­ter­pre­tar pe­que­nos tex­tos e as ope­ra­ções ma­te­má­ti­cas bá­si­cas, ­além de sen­si­bi­li­zá-la a in­gres­sar no uni­ver­so da es­co­la­ri­za­ção.
  O Nú­cleo Re­gio­nal de Edu­ca­ção ­abre no­vas tur­mas cin­co ve­zes por ano. As ma­trí­cu­las pa­ra as pes­soas não al­fa­be­ti­za­das são rea­li­za­das pe­lo pró­prio al­fa­be­ti­za­dor, em qual­quer pe­río­do, mes­mo que a tur­ma já te­nha ini­cia­do as ati­vi­da­des.
  São os pro­fes­so­res que for­mam as tur­mas, nor­mal­men­te con­cen­tran­do alu­nos de uma mes­ma re­gião ou até mes­mo tra­ba­lha­do­res de em­pre­sas. As au­las po­dem ser mi­nis­tra­das em lo­cais fo­ra de es­co­las, co­mo igre­jas e as­so­cia­ções de mo­ra­do­res. O pe­río­do de atua­ção do al­fa­be­ti­za­dor é de oi­to me­ses, du­ran­te os ­quais ele re­ce­be uma bol­sa de R$ 310,00 por 10 au­las se­ma­nais. Ca­da tur­ma de­ve ter de 14 a 25 edu­can­dos.
  Na re­gião de Lon­dri­na, al­guns mu­ni­cí­pios fo­ram es­co­lhi­dos pa­ra su­pe­ra­ção do anal­fa­be­tis­mo em 2009, o que sig­ni­fi­ca re­du­zir a ta­xa de não al­fa­be­ti­za­dos a 3,5% da po­pu­la­ção. São ­eles Ca­fea­ra, Mi­ras­sel­va, Pi­tan­guei­ras, Po­re­ca­tu, Pra­do Fer­rei­ra, Ser­ta­nó­po­lis e Gua­ra­ci. De acor­do com a coor­de­na­do­ra re­gio­nal do pro­gra­ma, Eu­ni­ce Sa­tie Fu­zi­ta, as ci­da­des fo­ram de­fi­ni­das em fun­ção do ­maior en­ga­ja­men­to dos en­vol­vi­dos. ‘‘Pi­tan­guei­ras po­de ser o pri­mei­ro mu­ni­cí­pio a con­se­guir o se­lo de su­pe­ra­ção, ain­da em 2009’’, dis­se.
  ­Após a con­clu­são do Pa­ra­ná Al­fa­be­ti­za­do, os alu­nos são en­ca­mi­nha­dos à Edu­ca­ção de Jo­vens e Adul­tos (EJA), que no mó­du­lo até a quar­ta sé­rie fi­ca sob res­pon­sa­bi­li­da­de dos mu­ni­cí­pios. Em Lon­dri­na, exis­tem 39 es­co­las que ofe­re­cem es­sa mo­da­li­da­de, aber­ta a pes­soas com ­mais de 14 ­anos que não ter­mi­na­ram o pri­mei­ro ci­clo do en­si­no fun­da­men­tal. Pa­ra se ins­cre­ver na EJA, bas­ta que a pes­soa in­te­res­sa­da com­pa­re­ça à es­co­la ­mais pró­xi­ma de ca­sa com có­pia do RG ou Cer­ti­dão de Nas­ci­men­to. (C.A)

mockup