Entre as manifestações de solidariedade aos profissionais acusados no manifesto de Kimiye Tommasino, Francisco Silva Noelli e Lúcio Tadeu Mota, consta o depoimento do jurista René Dotti: ‘‘Conheço a antropóloga Cecília Helm há muitos anos, sua respeitabilidade e seu prestígio no meio científico. Ela é uma pesquisadora muito sensata para colher informações a fim de não criar problemas com a comunidade e o meio ambiente’’.
O chefe do departamento de Antropologia da Universidade Federal do Paraná, Carlos Alberto Balhana, manifesta: ‘‘A professora Cecília Helm trouxe para a UFPR uma visão sociológica abrangente da sociedade do Paraná. Começou a trabalhar com questões indígenas em 58/59. Esse trabalho é original no Estado e tem sido buscado em lugares de conflito entre índios e brancos’’.
A pró-reitora de extensão e cultura da UFPR, Maria José Justino, acrescenta: ‘‘A professora Cecília Helm é uma das pesquisadoras mais competentes e tem reconhecimento internacional. Hoje é considerada uma sumidade na área de estudo sobre populações indígenas do Brasil. É de uma profundidade extraordinária’’.

mockup