Professores reclamam da TV e elogiam a ilha
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 28 de julho de 1997
Da Redação 
Todos os professores cubanos que estão em Londrina fazem questão de salientar os pontos positivos da ilha. Destacam até a programação da televisão estatal, livre de anúncios comerciais. Aqui a gente não tem como assistir a um filme inteiro por causa de tantas publicidades, reclamam.
A saída tem sido a locação de fitas. Gostamos muito de filmes americanos. Só que lá, por causa da briga com os EUA, os filmes piratas chegam mais rápido e passam na TV para todo mundo ver.
Cuba enfrenta sérios problemas econômicos com a suspensão de ajuda externa da ex-União Soviética, e com o embargo norte-americano ao regime comunista de Fidel Castro, que tomou o poder derrubando Fulgencio Batista em 1959. Racionamento e escassez de produtos são parte do cotidiano da ilha, sobretudo nos últimos anos.
Um país de pessoas cultas e instruídas, que se orgulham de ter um índice de apenas 6% de analfabetismo, uma saúde pública modelo em todo mundo, com alto desenvolvimento em biotecnologia e informática, Cuba tem 11 milhões de habitantes. Deste total, segundo os professores, 10,5 milhões têm amor pela pátria.


