Professores e trabalhadores da rede estadual de educação paralisam as atividades hoje para exigir o cumprimento da lei do piso geral do magistério. Em Curitiba, 5 mil participantes são esperados em uma passeata que segue da Praça Santos Andrade, no Centro, até o Centro Cívico, onde representantes da categoria serão recebidos na Casa Civil, do Governo do Estado.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato), Marlei Fernandes de Carvalho, o ato faz parte de um calendário nacional e deve envolver cerca de 2 milhões de educadores em todo o País. "Nós conquistamos o piso, mas ele já sofreu um reajuste de 19% no início do ano e não foi repassado aos professores do Paraná. Também queremos pressionar para que a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), que questiona partes do piso, seja derrubada no Supremo Tribunal Federal (STF)", explica. O Paraná é um dos estados que ingressou com a Adin.
A lei do piso, 11.738, passou a valer em 1º de janeiro deste ano e prevê um salário mínimo, reajustado no início do ano para R$ 1.132, para os trabalhadores do magistério. Apesar de considerar essa uma conquista importante, Marlei conta que os professores do Paraná têm outras solicitações ao executivo estadual.
"Queremos discutir a questão da equiparação salarial (com demais servidores estaduais). Também sabemos que há recursos destinados para a educação que possibilitariam a reposição salarial dos professores. Além disso, queremos avançar na discussão da implementação do regime de 40 horas, da convocação dos aprovados no último concurso da Secretaria da Educação e da saúde dos trabalhadores", afirma.
O diretor-geral da Secretaria de Estado de Educação, Ricardo Bezerra, informou, em nota, que já tramita o processo de implementação do regime de 40 horas, com previsão de efetivação para julho, durante o recesso escolar. "Os procedimentos necessários para dar posse aos novos professores estão em andamento. Outras reivindicações estão sendo discutidas pela secretaria", justifica. Bezerra argumenta, ainda, que o salário base de ingresso na carreira, R$ 1.475 com o reajuste de 6% dado pelo governo, é superior ao piso nacional.
A reunião entre APP-Sindicato, Casa Civil e Secretaria de Educação será às 11 horas. Além da caminhada em Curitiba, que deve iniciar às 10 horas, outros atos ocorrerão nas demais cidades paranaenses. Segundo Marlei, a expectativa é que 100% das escolas estaduais estejam fechadas durante todo o dia.
Já os alunos das escolas municipais de Curitiba terão aula normalmente. De acordo com a assessoria de imprensa do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), representantes das escolas municipais participarão do ato, pedindo, entre as demais reivindicações da categoria, a ampliação da hora atividade para um terço da carga horária total dos professores.

mockup