A professora Tatiane Phelipini explica que quando se prepara para qualquer processo seletivo é preciso conhecer o edital e o conteúdo programático para identificar o que é novo e é preciso estudar e o que é preciso revisar. "A fase posterior a isso é a organização do que vou estudar primeiro", apontou.

Imagem ilustrativa da imagem Professora elenca estratégias para estudantes absorverem conteúdo
| Foto: iStock

"Uma técnica que eu gosto muito é a Pomodoro. Com um temporizador de cozinha você estuda por 25 minutos de maneira bem focada e faz cinco minutos de intervalo. A cada quatro ciclos é possível fazer 15 minutos de descanso. O importante é não utilizar o celular nos cinco minutos de descanso, porque quando me desconcentro levo 15 minutos em média para voltar a concentrar. Deixe o celular no modo avião para não receber chamados ou mensagens", detalha a docente da Unopar, em Londrina. Ela recomenda o uso de uma planilha para anotar quanto tempo leva em cada atividade.

Phelipini elenca algumas estratégias importantes para os estudantes absorverem todo o conteúdo necessário para as provas. (Confira nesta página) Depois de absorver o conteúdo, é preciso treinar, mas ela recomenda nunca resolver questões sem ter estudado, porque isso desestimula o estudante. "Depois de estudar, conhecer as questões da instituição que faz o teste seletivo ajuda a identificar se você aprendeu ou não o assunto."

"A pessoa deve dedicar uma hora e meia para a resolução de simulados e exercícios, mas não se deve trabalhar o que estudou naquele dia, mas de assuntos que trabalhou no dia anterior", orientou. Isso ajuda a identificar se a pessoa absorveu bem o conteúdo.

TEMPO MÉDIO

"Estudos nos mostram que a média de estudo deve ser de oito horas por dia, mas cada um se adapta de uma forma. Se forem quatro horas de estudo, elas devem ser muito bem planejadas, mas menos do que isso é muito difícil dar conta de todo programático. Uma hora de estudo bem concentrado consegue ter rendimento bem maior do que duas horas sem distrações", apontou Phelipini.

Ela ressaltou que mesmo tendo rotina de aulas on-line, há períodos para se juntar com amigos de forma virtual. "Estudar em grupo por videoconferência com colegas de classe pode ajudar a tirar dúvidas."

Imagem ilustrativa da imagem Professora elenca estratégias para estudantes absorverem conteúdo
| Foto: Folha Arte