A professora Diana Araujo Pereira foi nomeada reitora da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). O decreto foi publicado na quarta-feira (14), no Diário Oficial da União, para o mandato de quatro anos. É a segunda docente eleita pela comunidade universitária para ocupar o cargo da Reitoria da instituição . A posse oficial ainda será marcada pelo Ministério da Educação.

A nova reitora foi eleita em sessão extraordinária do Conselho Universitário realizada no dia 19 de maio. Na ocasião, os conselheiros confirmaram o nome de Pereira, que foi escolhida em consulta pública à comunidade acadêmica.

Diana Araujo Pereira é professora da Unila desde 2010, sendo uma das primeiras docentes da instituição. Graduada em Português-Espanhol pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), na mesma instituição fez mestrado e doutorado em Língua e Literaturas Hispânicas, onde também realizou estudos de pós-doutorado até 2010.

Ao ingressar como docente na Unila, colaborou para a criação dos primeiros cursos de graduação da instituição. É professora do curso de Mediação Cultural - Artes e Letras e do mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos, atualmente sob sua coordenação.

Também já atuou na coordenação do Centro Interdisciplinar de Letras e Artes, e do ILAACH (Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História). Na área administrativa, esteve à frente da Proint (Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais) e do Imea (Instituto Mercosul de Estudos Avançados).

Pereira desenvolve pesquisa nas seguintes linhas: Mediação cultural, poesia latino-americana, fronteiras e interculturalidade. (Com informações da Unila).