Proem anuncia novo Centro de Tecnologia
O Centro Tecnológico Industrial de Londrina, que oferecerá dois cursos profissionalizantes, será instalado em agosto. O anúncio foi feito ontem pelo coordenador do Programa de Melhoria, Expansão e Inovação de Ensino Médio do Paraná (Proem), Ataíde Ferrazza, que esteve na Cidade participando de algumas solenidades. O Proem está ligado à Secretaria Estadual de Educação.
A informação sobre o centro foi repassada ao prefeito em exercício Alex Canziani (PTB), durante reunião no gabinete da Prefeitura. O Centro Tecnológico será instalado no Colégio Estadual Adelino do Rosa Castaldi, localizado na zona oeste de Londrina.
Com a instalação do Centro, R$ 1 milhão também serão investidos em equipamentos e laboratórios. Os recursos são do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Governo do Estado.
Os dois cursos ainda serão escolhidos. Segundo Alex Canziani, na próxima semana será realizada uma reunião com representantes dos sindicatos patronais e de empregados, entidades de classe, entre outros, para definir quais os melhores cursos. Ao todo, serão 720 vagas - 360 para cada curso.
Ataíde Ferrazza ressalta que existe uma deficiência de mão-de-obra para a área industrial no Norte do Estado, o que dificulta a instalação de empresas para a região. Com a implantação do Centro Tecnológico, estamos viabilizando a vinda de indústrias para o Norte, observa o coordenador do Proem.
O prefeito em exercício Alex Canziani afirma que o centro virá substituir o Centro Federal de Ensino Tecnológico (Cefet), que iria funcionar em Londrina, mas cuja instalação acabou não se concretizando.
O Centro Tecnológico de Londrina faz parte de um projeto do Proem que inclui ainda a instalação de mais cinco centros em regiões-pólo do Estado, reforma em 700 escolas e instalação ou ampliação de laboratórios de informática e bibliotecas em outros 200 estabelecimentos de ensino de todo o Paraná.





