Produtores rurais comemoram a safra do Paraná com festa
PUBLICAÇÃO
domingo, 23 de maio de 2004
Agência Brasil 
Ponta Grossa - Terminou ontem em Ponta Grossa a Festa da Colheita. Cerca de dois mil produtores rurais se reuniram com o governador Roberto Requião (PMDB), comemorando a colheita de 26 milhões e 600 mil toneladas de grãos, a segunda maior safra do Estado. No ano passado, o Paraná produziu 30 milhões e 300 mil toneladas de grãos.
Problemas climáticos provocaram a quebra de 16% na soja, 15% no algodão e 3,7% no milho safrinha mas, segundo o governador, a estiagem e o fato de o Estado ocupar apenas 2,3% do território do Brasil, não tiraram do Paraná a condição de maior produtor nacional de grãos. Destacou que o agronegócio é a principal atividade econômica paranaense, gerando aproximadamente um terço do Produto Interno Bruto (PIB), cerca de R$ 27 bilhões, o que gera reflexos positivos para a economia.
O Paraná está comemorando uma colheita que representa 22,1% de toda a produção de grãos do País, se destacando em vários produtos, pois é o primeiro produtor brasileiro de milho e é o segundo produtor de soja do Brasil, colhendo 11 milhões e 700 mil toneladas.


