Produtores de Guarapuava querem contratar milícia
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 17 de fevereiro de 1998
Luiz Carlos Dias Júnior 
Especial para a Folha
Com o objetivo de criar um grupo especial para a proteção de propriedades rurais, prevenindo assim invasões de sem-terra, os produtores rurais de Guarapuava estarão reunidos hoje, no auditório do Sindicato Rural de Guarapuava. O evento deve definir também um ato público a ser realizado amanhã, para protestar contra as invasões de propriedades produtivas.
Segundo o presidente do Sindicato Rural, Valdomiro Kava, o movimento visa reverter o quadro das invasões, sensibilizando o governo do Estado. Há mais de 50 reintegrações de terra no Paraná e o governador não faz nada. Estivemos em Curitiba, no dia 9 de janeiro, e o governador prometeu que em uma semana tomaria uma atitude, completou.
Outra das medidas que poderão ser tomadas, dependendo do rumo da reunião, vai ser contratar uma milícia, que fará as vezes da polícia. Há empresas especializadas que fazem isso. Somos a favor da reforma agrária, desde que seja feita dentro da lei e em terras detinadas para a reforma, afirmou.
Para o gerente executivo da Sociedade Rural Guarapuava, Flavicir José Ribeiro, na reunião poderá ser definido um bloqueio total da BR-277, em Guarapuava. Caso haja a paralisação, deveremos entregar panfletos informativos. Queremos que o governo faça as reintegrações de posse, comentou.
Na região de Guarapuava três propriedades estão sob domínio dos sem-terra. Em Santa Maria do Oeste (68 km a oeste de Guarapuava), na fazenda de José de Mattos Leão, os invasores estão há mais de dois meses no local e já prejudicaram a plantação de 140 hectares de soja e 70 de milho. As outras duas propriedades são no Candói (76 km a oeste de Guarapuava). Eles invadiram a Fazenda Divisa, de Caetano Barletta e a Fazenda Caracu, da Coopersul, todas elas com reintegração de posse.
A mobilização tenta impedir ainda novas invasões. Segundo Valdomiro Kava, os sem-terra estão na iminência de invadir outras três propriedades no Carnaval.


