A procura por serviços do Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) que demandam vistorias nos veículos cresceu 30% em dezembro em Londrina. Juntas, as três unidades do órgão de trânsito no município têm feito, em média, 1.500 atendimentos diários. Segundo o chefe da Ciretran, Antenor Ribeiro, o aumento na procura ocorreu em razão do período de férias e viagens e também devido ao pagamento do 13º e da melhora na economia, que aqueceu o setor de comércio de veículos. "Aumentou a aquisição de veículos e, com isso, as solicitações de transferência, emplacamento, regularização da situação de veículos e outras pendências de documentos. Com o pagamento da primeira parcela do 13º as pessoas também aproveitaram para tirar a primeira habilitação", disse o chefe da Ciretran em Londrina, Antenor Ribeiro.

Imagem ilustrativa da imagem Procura por atendimento no Detran de Londrina cresce 30% em dezembro
| Foto: Gina Mardones/Grupo Folha



Os proprietários de veículos que pretendem viajar nas festas de final de ano e precisam de algum desses serviços devem se apressar porque o atendimento só vai até o dia 26 de dezembro. A partir do dia 27, o órgão entra em recesso e os funcionários só retornam ao trabalho em 3 de janeiro.

A fila de carros se estendeu para as ruas da Vila Yara, perto da BR-369
A fila de carros se estendeu para as ruas da Vila Yara, perto da BR-369 | Foto: Gina Mardones/Grupo Folha



Pouco antes das 9 horas, cerca de 30 veículos aguardavam para fazer a vistoria na unidade do Detran da Vila Yara, a única onde esse tipo de serviço é feito. A fila dobrava a esquina da rua Suindara com a Avenida Brasília. O tempo médio de espera por atendimento era de 50 minutos.
Transferências, primeiro emplacamento, legalização de documentação e mudança de características do veículo são alguns dos serviços feitos pelo Detran que demandam vistorias no veículo

Londrina conta com três postos de atendimento do Detran – na rua Suindara, na Vila Yara, na rua Guaporé, e no Londrina Norte Shopping. Mas a maioria das vistorias só pode ser feita na unidade da Vila Yara. No posto de atendimento da rua Guaporé, apenas a vistoria para veículos novos que serão emplacados pela primeira vez está disponível. No Londrina Norte Shopping não é feito nenhum tipo de vistoria. "O mecanismo de agendamento ainda não está sendo usado pelo Detran aqui em Londrina. Em 2018 estaremos colocando em prática essa ferramenta", disse Ribeiro. "Temos a vistoria domiciliar, para baixa de veículos e sinistros, mas a procura ainda é muito pequena."

O horário de atendimento do Detran é de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. O órgão de trânsito estende o atendimento até às 16 horas, mas apenas para os usuários que chegarem até às 14 horas e retirarem senha.