Processo sobre IBTI está parado
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 06 de março de 2003
Fernanda Bressan<br>Reportagem Local 
O auditor da prefeitura de Londrina, Oswaldo Lima, já comprovou a fraude envolvendo o Imposto Sobre Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI). Mas as 6 mil guias de pessoas que estão em débito com o ITBI ainda não foram enviadas aos contribuintes pela Secretaria de Fazenda, causando prejuízo às investigações. O imposto teria sido pago pelos contribuintes no Cartório Rocha mas o dinheiro não caiu nos cofres públicos. A autenticação bancária teria sido forjada na guia de recolhimento do imposto.
De acordo com Lima, somente através dessas guias é que se pode chegar ao número exato da fraude. Segundo ele, é preciso verificar, do total, quantos estão realmente inadimplentes e quantos foram lesados pela fraude na autenticação bancária. A Secretaria de Fazenda deveria ter emitido novas guias do imposto mas o secretário Rubens Menoli informou que ainda não recebeu a lista com os nomes.
Segundo José Cezário Rocha Júnior, responsável pelo Cartório Rocha, 20 contribuintes lesados compareceram ao cartório com documentos forjados e foram ressarcidos do prejuízo. Ele suspeita que um funcionário do estabelecimento possa estar envolvido e, por isso, pediu abertura de inquérito policial, sob responsabilidade da delegada Teresa Posset.
A Corregedoria-Geral de Justiça do Paraná convocou uma audiência para o próximo dia 17, na sequência do processo de sindicância que apura possível fraude envolvendo o Funrejus, taxa do imposto destinada ao Judiciário cobrada junto ao ITBI.


