Processo disciplinar apura tortura
James Alberti
De Curitiba
O Secretário da Segurança Pública do Estado, Cândido Martins de Oliveira, determinou ontem a abertura de processo disciplinar para apurar as acusações da investigadora Raquel Bandeira, 45 anos, contra o delegado de Campo Largo, Marcos Antonio de Oliveira. A investigadora acusa Oliveira de torturar presos durante interrogatório, conforme denunciado pela Folha anteontem.
Raquel apresentou à Corregedoria da Polícia Civil duas fitas cassete que teriam sido gravadas durante sessões de tortura na delegacia. O secretário determinou ontem o afastamento de Raquel do cargo até o fim da investigação. O delegado já havia pedido afastamento anteontem de manhã ao chefe da Divisão de Polícia Metropolitana, João Manoel de Siqueira Dias.
Segundo a assessoria de comunicação do secretário da segurança, Cândido Martins de Oliveira, caso seja comprovada a tortura, o Conselho da Polícia Civil deverá demitir os envolvidos. Além do delegado, são acusados de tortura os investigadores Moacir Santos Silva e Fernando de Freitas, o escrivão Patrich Mazzolli, todos de Campo Largo, e dois policiais da Delegacia de Furtos e Roubos, de Curitiba. Conforme a assessoria, as acusações teriam revoltado Cândido Martins. Não chega o MST (Movimento dos Sem-Terra). Agora gente da própria polícia faz acusações de tortura, disse Cândido Martins.
O corregedor-geral da Polícia Civil, Annibal Bassan Júnior, não concorda com o secretário. Bassan admitiu à Folha que a tortura é prática de alguns policiais do Estado. A opinião do corregedor-geral é compartilhada pelo representante da Anistia Internacional no Paraná, Paulo Pedron. Para Pedron, a tortura é prática comum nas delegacias e presídios brasileiros. O Paraná, segundo ele, não foge a regra.
Segundo Pedron, ao dizer que não há tortura no Estado, o secretário teria demonstrado não conhecer as delegacias. O assessor do secretário, Valdir Bicudo, disse que há algo de errado com Raquel, referindo-se ao fato dela ter sido acusada de envolvimento com o tráfico de drogas.





