Prisão deve funcionar no final deste mês
Prisão deve
funcionar
no final
deste mês
Informação é do delegado-adjunto da 10ª SDP
Paulo Ubiratan
O delegado-adjunto da 10ª Subdivisão Policial de Londrina, Acácio Azevedo, disse ontem que a inauguração da Prisão Provisória será no final deste mês, segundo previsões do governo estadual. Já estão sendo providenciadas as compras do materiais para os alojamentos dos presos: cobertores, travesseiros, lençóis e todo o material para a cozinha. Faltam poucas coisas para o presídio começar a funcionar, diz o delegado. Com isso vamos aliviar a superlotação de presos nos distritos policiais.
Ontem havia 269 pessoas presas nos quatro distritos policiais de Londrina. O número supera em 150% a capacidade das celas, onde os presos estão vivendo sob promiscuidade e falta de higiene. Segundo levantamento feito ontem no 2º DP, estavam abrigados 40 homens e 35 mulheres. No 3º DP, 70 presos ocupavam oito celas. No 4º DP, 70 presos lotavam seis celas. A situação do 5º DP também é caótica, com 60 presos.
Acácio Azevedo observou que, mesmo com a superlotação de presos, terminou a onda de fugas, que eram comuns até a última reforma dos DPs e reforço nas estruturas das celas. Mas os presos - ociosos 24 horas por dia - continuam a buscar meios para fugir. Ontem, policiais do 3º DP, usando detector de metais, localizaram pedaços de serras no interior de bananas que familiares levaram para os presos. As frutas estavam perfeitas. Davam a impressão de que que nada escondiam.
A Prisão Provisória terá capacidade para 156 presos. O prédio será anexo à Prisão Estadual de Londrina (PEL), na zona sul da Cidade. No dia 28 de abril, o juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Roberto do Valle, e o delegado-chefe da 10ª Subdivisão Policial, Wanderci Corral Fernandes, definiram o esquema de transferência para a Prisão Provisória. Mesmo que a capacidade seja para 156 presos, serão levados para lá 180. Na época, o juiz e o delegado declararam que as celas são grandes e não haverá problema colocando dois detentos a mais em cada uma.
Os presos que não forem transferidos devem ficar somente no 3º DP. As mulheres ficarão no 2º DP. Não será criada ala feminina na Prisão Provisória. A administração será feita por um delegado, com assistência de um escrivão. A segurança interna será feita por 30 agentes penitenciários da Secretaria Estadual de Justiça. A segurança externa ficará sob responsabilidade da Polícia Militar, que faz o mesmo trabalho na PEL.
Atualmente, a segurança dos distritos policiais com presos é feita por policiais civis. Eles acumulam as funções de carcereiros e policiais. Com a inauguração da Prisão Provisória, esses policiais poderão voltar às delegacias e trabalhar em investigações.
O problema de superlotação dos DPs começou em Londrina há quatro anos, quando foi desativada a Cadeia Pública que funcionava na Rua Sergipe (centro). Em breve, começam as obras da nova Cadeia Pública. O juiz Roberto do Valle e o delegado Wanderci Corral Fernades dizem que o problema prisional da Cidade somente será solucionado após a conclusão das duas obras.





