A PRF (Polícia Rodoviária Federal) reforçou, na manhã desta quarta-feira (30), que motoristas que precisam se deslocar até o litoral do Paraná tenham paciência. Devido aos deslizamentos de terra nas BR-277 e BR-376, os principais acessos à região litorânea estão bloqueados. O deslizamento na 376, em Guaratuba, na noite de segunda-feira (28) resultou em pelo menos duas pessoas mortas, 30 desaparecidas, além de veículos de passeios e carretas soterrados.

Na BR-277, apenas uma pista sentido Curitiba está liberada. O bloqueio sentido litoral acontece próximo da antiga praça de pedágio, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A interdição, segundo a PRF, é necessária porque foram registrados dois deslizamentos entre segunda-feira (28) e terça-feira (29) nos quilômetros 40 e 41, em Morretes.

LEIA TAMBÉM:

= Tragédia em Guaratuba: bombeiros estimam pelo menos 30 desaparecidos

FILAS DE CAMINHÕES

Por causa do fechamento da rodovia, filas de caminhões que esperam para se dirigir ao Porto de Paranaguá se formaram. Na manhã desta quarta-feira, foi observado cerca de sete quilômetros de congestionamento.

Caminhoneiros pedem que a PRF atue no sistema de "pare e siga" no bloqueio, intercalando o fluxo de veículos, para que eles consigam descer a Serra do Mar. O superintendente da PRF no Paraná, Antônio Paim Junior, explicou que as equipes avaliam a possibilidade em conjunto com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e o DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem).

"Nós sabemos a necessidade que há da circulação. É uma atribuição da PRF assegurar a circulação, mas também é uma atribuição da PRF a questão da segurança viária. Todo evento que acontece, toda anomalia, a PRF aciona o órgão competente justamente para ter as medidas cabíveis. Sanando a anomalia, a PRF novamente garante o fluxo no local. Nós temos uma situação de muita chuva e instabilidade", pontuou.

A PRF mantem a orientação de que os motoristas evitem o trecho.

¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1