Londrina – As chuvas que atingiram Londrina nesta semana obrigaram a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) a adiar a abertura do primeiro Ponto de Entrega Voluntária (PEV), no Jardim Nova Conquista, na Zona Leste. Os operários não conseguiram concluir o nivelamento do terreno por conta das poças de água. A previsão é de que, se não chover, o espaço seja inaugurado nos novos moldes na próxima sexta-feira.
De acordo com o gerente de resíduos da CMTU, Gilmar Domingues, a terra precisa estar seca para ser coberta com pedriscos. "A área foi limpa, instalamos a guarita, o portão, e o gerenciamento do local está definido. Agora, falta fazer a pavimentação com os pedriscos, o que chamamos de revestimento primário", detalhou. O objetivo é reduzir os cerca de 300 pontos de descarte irregular de lixo pela cidade. Com os PEVs, a CMTU pretende corrigir as falhas dos ecopontos, que se tornaram grandes lixões espalhados pela cidade.
As fiscalizações, que serão feitas pela companhia durante o horário comercial e pela Guarda Municipal nos demais horários, terão maior rigor para coibir abusos. O espaço, que ficará aberto de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas e no sábado das 8 horas ao meio-dia, só vai receber resíduos de construção (exceto gesso, telhas ou outros materiais de amianto), podas de árvores, arbustos e jardins, madeiras (sem pregos ou puxadores) e móveis de pequenos geradores. O limite de despejo diário é de 1 metro cúbico.
Ontem, Claudemir da Silva Leôncio, que se identificou como supervisor do PEV, controlava a entrada dos materiais. Apenas o despejo de entulho de construção estava liberado para ser usado no nivelamento do terreno. Vários jardineiros procuraram o ponto de entrega, mas tiveram que procurar outros pontos na cidade. Este foi o caso de Vilmar Maia, de 42 anos. Para não perder a viagem com os restos de jardinagem, ele foi de moto até o local para obter informações. "Espero que liberem logo, porque causa muitos transtornos", cobrou. "Vou ficar com esse material até liberarem, porque em fundo de vale eu não jogo", completou.
A CMTU informou que os antigos ecopontos do Santa Rita, na Zona Oeste, e do Jardim Primavera, na Zona Norte, também receberam licença ambiental do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e em breve também vão operar no modelo PEV. Estes dois últimos espaços continuarão funcionando, provisoriamente, para o descarte de entulhos e jardinagem de pequenos geradores. As denúncias de descarte irregular de lixo em fundos de vale ou mesmo no PEV devem ser feitas pelos telefones (43) 3379-7956 ou 153.

Disque entulho
Além dos PEVs, outra aposta da CMTU para limpar a cidade é o Disque Entulho. De acordo com o presidente da companhia, José Carlos Bruno, a intenção é ter total controle do lixo em no máximo cinco anos. Segundo ele, as pessoas poderão ligar e programar a coleta dos materiais nos bairros. "É um sistema planejado para termos uma cidade limpa e organizada, o que dará orgulho aos cidadãos", garantiu.

mockup