O guarda-chuva deve ser companheiro dos londrinenses pelo menos até sábado. De acordo com previsão do meteorologista Tarcísio Valentim da Costa, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a cidade vai enfrentar pancadas de chuvas, principalmente durante a tarde, até o fim de semana. A água, porém, não deve anunciar temperaturas mais baixas. ''Não há previsão de frio para os próximos dias'', disse. O comportamento climático está de acordo com os padrões esperados para a época do ano, marcada pelos últimos dias de outono.
A instabilidade dos períodos chuvosos alternados com céu mais claro já provoca mudanças no comportamento das pessoas. Depois de tomar chuva anteontem, Cilésia de Lima, 31, saiu de guarda-chuva, ontem, para não ser pega desprevenida. ''Como ontem (anteontem) tomei um 'banho', hoje decidi não arriscar'', disse ela, que caminhava com o acessório aberto apesar da pouca chuva que caía de manhã. ''Vou fazer uma entrevista para um emprego e não quero me molhar'', justificou.
Com guarda-chuva embaixo do braço, Kátia Medeiros Perez, 25, explicou que só trouxe o acessório porque estava com a filha de cinco anos. ''Normalmente, saio desprevenida, até porque não gosto de carregar.''
Pessoas como Kátia formam a maior parte da clientela de Pedro Miguel, que há quatro anos vende os acessórios no Centro. ''As pessoas sempre esperam chover para comprar'', disse ele, que se preparava para guardar a mercadoria após observar que a água esperada não cairia tão cedo. ''A gente acaba entendendo um pouco de clima'', comentou.

mockup