Prestação de serviços lidera queixas
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 26 de março de 2001
Andréa Lombardo De Curitiba 
A Ouvidoria Geral do Estado completa hoje 10 anos de atuação, com a marca de 342.901 atendimentos nos últimos cinco anos (não há registro de anos anteriores). A prestação de serviços públicos como abastecimento de água, telefonia e transporte coletivo lideram o ranking de reclamações. A falta de policiamento e abuso de poder também configuram entre as maiores queixas por parte da população.
Das 361 reclamações registradas nos dois primeiros meses deste ano, 110 foram originadas, principalmente, do mau atendimento em hospitais, postos de saúde, delegacias, repartições públicas e agências bancárias. Segurança pública, pavimentação, limpeza pública, IPTU e a superlotação e horários dos ônibus também foram os setores mais reclamados este ano.
No final de 1995, a Ouvidoria Geral criou a Rede de Ouvidores, que reúne 120 ouvidores, representando órgãos do governo em todo o Estado. Praticamente metade dos atendimentos feitos pela Rede de Ouvidores (42%), de 1995 a 2000, são reclamações; 43% são solicitações de serviços; 13% compreendem denúncias de corrupção, abuso de autoridade e desvios de conduta e 3% correspondem a sugestões feitas pelos cidadãos. Segundo a Ouvidoria, 89% das reivindicações feitas nesse período foram atendidas.
A Ouvidoria fez, em média, 394 atendimentos no ano passado. Mas o levantamento de anos anteriores mostra que esse número já foi bem maior. Em 96, foram realizados 6.572 atendimentos. No ano seguinte, esse número pulou para 83.946, o que representou um acréscimo de 1.177%, chegando a 125.385, em 1998.
O ouvidor geral, João Elias de Oliveira, atribui esse crescimento a dois fatores: a criação de ouvidorias em cada órgão e a cultura de reclamação que a figura do ouvidor e o Código de Defesa do Consumidor criaram na população. Nos últimos seis anos mudou seu enfoque de atuação, com a preocupação de criar um canal de comunicação onde o cidadão tivesse a chance de fazer a sua reclamação e ser atendido. Inicialmente tinha um papel de controlar internamente o desempenho dos órgãos. As ouvidorias acabaram fomentando a capacidade de indignação das pessoas, que passaram a reclamar cada vez mais.
Serviço - Ouvidoria Geral do Estado fica na Rua Marechal Hermes, 451 - 4.º andar, no Centro Cívico. As reclamações podem ser feitas pelo Alô Cidadão (0800-411113) ou pelo endereço eletrônico [email protected].


