Presos três membros de quadrilha
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 26 de junho de 1997
Alexandre Sanches Londrina 
Dorico da SilvaConfissãoGama, Regina e a menor que participava da quadrilha; mulheres serviam de isca para caminhoneirosTrês pessoas foram presas na madrugada de ontem, em Rolândia (25 quilômetros a oeste de Londrina), acusadas de participar de uma quadrilha especializada em roubos de caminhões na região Norte do Estado. Valdir Nunes Gama, 29 anos, Regina Utaler Resende, 26 anos, e a jovem G.S., de 16 anos, todos moradores em Londrina, foram detidos no Contorno Sul de Rolândia.
Levados ao 15º Batalhão da PM, os três confessaram ter assaltado, anteontem à noite, uma carreta Scânia vermelha vazia, com placas de Foz do Iguaçu, que seria levada para o Paraguai. O motorista estava em um cativeiro com outros dois assaltantes, identificados somente por Carlinhos e Valdir, de Mundo Novo (MS).
Quando viram a polícia se aproximando do cativeiro, os assaltantes fugiram, deixando amarrado o motorista Pedro Angelo Siqueira, que mora em Foz do Iguaçu. A carreta foi apreendida, também de madrugada, pela Polícia Rodoviária de Ubiratã (96 quilômetros ao sul de Campo Mourão), dirigida por Claudemir Perego, 30 anos, conhecido como Gauchinho. Ao ser detido, ele se identificou como Sorli Luis Ranoffi.
Novos envolvidos As duas mulheres serviam de isca para os assaltantes. Só neste mês, este foi o terceiro assalto registrado com as mesmas características. As mulheres pediam carona na BR-369, próximo ao trevo de Cambé/Londrina, e afirmavam morar em uma chácara em Rolândia. Ao parar a carreta num local escuro, dois homens armados com revólver abordaram os motoristas.
Um outro veículo, um Tempra preto com placas de Maringá, dava suporte aos assaltos. Eles também confessaram outros assaltos na região, inclusive o realizado no dia 7, quando o caminhão foi abandonado em Arapongas. Na segunda-feira, um caminhão carregado de medicamentos foi roubado em Londrina. O motorista e funcionários da empresa foram abandonados trancados dentro do furgão, em Rolândia.
Fiscalização O comandante do 15º BPM, tenente-coronel Nelson Correa Ramos, disse ontem que a PM está intensificando a fiscalização nas rodovias da região, principalmente nas imediações de postos de combustíveis. Ficamos pelo menos dois anos sem registrar roubos a caminhões na nossa área, por causa da fiscalização ostensiva que era realizada. Agora, estamos retomando este trabalho com mais intensidade, comenta.
No mês de maio, foram roubados pelo menos sete caminhões na área do 15º BPM, que compreende 17 municípios. Em todos os casos, os caminhoneiros são mantidos em cativeiro. Em apenas dois dias, três motoristas foram assaltados em Sertanópolis e ficaram no mesmo cativeiro, próximo ao distrito da Warta, em Londrina. A semelhança entre os crimes leva a polícia a suspeitar que uma só quadrilha é responsável pelos assaltos.


