Curitiba Dois homens foram presos na madrugada de ontem, em Guaratuba, no litoral do Estado, suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em roubo de cargas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu a dupla em flagrante, com notas fiscais e o lote que seria subtraído, no valor estimado de R$ 65 mil.
A abordagem de rotina em busca de arma e drogas aconteceu por volta das 2 horas, no posto da PRF do km 666 da BR-376, em Guaratuba. Os oficiais de plantão encontraram notas fiscais de um lote de lâminas de aço. Saulo Marosson e Miguel Cordeiro Silvano, que conduziam o veículo Fiat Siena, não souberam explicar a razão pela qual portavam os documentos sem o caminhão descrito no mesmo. Disseram apenas que levariam a carga e o veículo para uma pessoa em Joinville (SC).
A desconfiança dos oficiais foi confirmada quando encontraram na região o caminhão descrito na nota, abandonado sem a carreta com a carga, com a chaves na ignição. Por volta das 7 horas, o dono do veículo roubado, Adílio João Sbruff, entrou em contato com a PRF e reforçou a suspeita da ação da quadrilha.
''Um dos bandidos sobe na carreta, sem ser percebido, quando o motorista entra em uma subida em marcha lenta. Daí, o criminoso força o desengate da carreta para o cavalo (parte da frente do caminhão) e o sistema do caminhão pára. Quando o motorista vai ver o problema, ele é abordado'', explicou ontem como age a quadrilha, o policial rodoviário Hugolino Trevisan.
A quadrilha costuma levar a carreta e substituí-la por outra, falsa. Com a nota na mão, a quadrilha leva a carga original para fora do Estado e confunde a investigação, já que o roubo acaba sendo acusado em outro local. Sete casos semelhantes aconteceram no ano passado. Marosson e Silvano foram enquadrados por formação de quadrilha e roubo de cargas.

mockup