Presidente do Elos visita a FOLHA
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 15 de novembro de 2006
Francismar Lemes<BR>Reportagem Local 
Não são apenas as relações internacionais que podem meter governantes em situações embaraçosas, mas o idioma também já conseguiu ultrapassar os limites diplomáticos para tropeçar numa situação no mínimo curiosa.
Durante uma visita oficial ao Brasil do presidente português, Mário Soares, o então presidente Fernando Henrique Cardoso teria pedido ao colega que repetisse uma palavra que não entendeu, responsabilizando o sotaque do visitante.
Soares não perdeu a oportunidade de brincar com a situação, dizendo que a língua seria criação dos portugueses, mas o sotaque, dos brasileiros.
A situação ilustra a preocupação do Elos Clube Internacional, entidade fundada pelo brasileiro Eduardo Dias Coelho, em 1952, e que, atualmente está presente em oito países de língua portuguesa.
Para preservar o idioma e a cultura portuguesas, o Elos está chegando até a Finlândia, país onde já existe uma grande comunidade de pessoas que falam português.
Na defesa do idioma, o Elos entrou com uma petição para que o português se torne a língua oficial das Organização da Nações Unidas (ONU).
Razões para isso, os defensores da língua garantem que não faltam já que no mundo 200 milhões de pessoas falam o idioma, que é o quinto mais falado no planeta.
Ontem pela manhã, a Folha recebeu o presidente do Elos Clube Internacional, Alcindo Augusto Costa, que reside em Portugal, e que esteve visitando o empresário José Eduardo Andrade Vieira.
O presidente estava acompanhado da esposa e secretária do Elos Internacional, Maria Eduarda Gouveia, e representantes da entidade em Londrina.
''Pretendemos estar em todos os países que falam a língua portuguesa com o objetivo de preservar a nossa cultura'', afirma Alcindo Augusto Costa, que além de presidente da entidade é jurista, tendo sido ministro do Superior de Portugal.
Costa se encantou com o Museu da Língua Portuguesa, que visitou em São Paulo, antes de desembarcar em Londrina e depois seguir para Brasília.


