Ontem, durante a desocupação, o presidente da União Democrática Ruralista (UDR) de Paranavaí, Marcos Menezes Prochet, fez questão de se confrontar com o arcebispo de Londrina, dom Albano Cavalin. No momento em que o religioso estava falando com as famílias na sede da fazenda Santa Maria, Prochet disse que o arcebispo ‘‘deveria levar os sem-terra para a fazenda da Igreja Católica, em Nova Aliança do Iva풒.
Apesar do semblante sempre calmo, dom Albano deixou a fazenda visivelmente contrariado. Ele procurou saber, inclusive, o nome de Marcos Prochet. ‘‘Eu estou aqui para dar apoio ao proprietário e o arcebispo veio para tentar impedir a desocupação. Ele ligou para o Secretário de Segurança, José Tavares, para obstruir a desocupação’’, acusou.
Dom Albano ponderou que estava ali para cumprir o que determina o Evangelho. ‘‘Desde ontem (domingo) eu estou conversando com as autoridades em Curitiba. Tudo para que a operação ocorra dentro da normalidade. Essas famílias passam por uma momento difícil e temos que oferecer-lhes toda a nossa solidariedade’’, explicou. (E.A.)

mockup