Rubens Burigo Neto
De Curitiba
A técnica em contabilidade Rose Maria Pereira, 38 anos, foi presa em flagrante anteontem à tarde, em seu escritório, no centro de Curitiba. Com a conivência de pessoas desempregadas Rose usava carteiras de trabalho para falsificar rescisões de contrato e sacar o seguro desemprego. Luiz Antônio Barbosa, 39 anos, e Ricardo Cardoso, 32, que indicava ‘‘clientes’’ para a contabilista, também estão presos no 8º Distrito Policial. Todos foram autuados pelo crime de estelionato.
A delegada Rosalice Benetti contou que há mais de 20 dias estava investigando uma denúncia anônima sobre falsificaçãoes de carteiras de trabalho e ficou surpresa com a estrutura montada por Rose para aplicar este golpe. ‘‘Ela tem um bom conhecimento da burocracia trabalhista, por isso tinha facilidade para fazer contratos fictícios nas carteiras e, depois, as rescisões para poder sacar o dinheiro’’, explicou.
Rosalice informou que a contabilista montava sempre contratos que permitiam o saque de R$ 1.200,00. ‘‘Ela recebia R$ 800,00 e o restante ficava com o desempregado que a contratava’’. A delegada disse que ainda não pode calcular quanto dinheiro ela conseguiu arrecadar com o golpe. Rosalice acredita que Rose venha agindo há bem mais tempo que os 2 meses que ela alegou em depoimento. Segundo a delegada as falsificações dos contratos e das guias são bem feitas e, por isso, o golpe era difícil de ser identificado pelos responsáveis pela liberação do seguro.
No escritório de Rose foram encontrados mais de 40 carteiras de trabalho, guias de rescisão de contratos e carimbos da Receita Federal e de autenticações bancárias. Também foram apreendidos computadores e disquetes que devem conter mais informações sobre o golpe. A delegada garantiu que que todas as pessoas que forneceram as carteiras de trabalho para Rose vão ser chamadas para prestar depoimento e também deverão ser indiciadas por co-autoria do crime.