A prefeitura abriu uma licitação, com valor máximo de R$ 679 mil, para construir e interligar dois grandes trechos com ciclovia e ciclofaixa: um da rua Bento Munhoz da Rocha Neto até a avenida Adhemar Pereira de Barros, na zona sul, e outro criando um eixo da rua Joaquim de Matos Barreto até a rua Paranaguá, no centro. As empresas que desejarem assumir o serviço, que tem lote único, devem apresentar as propostas até nove de janeiro. O recurso é da secretaria municipal de Obras e Pavimentação.

O prazo de execução, após assinatura da ordem de serviço, é de quatro meses. A obra faz parte de um projeto amplo denominado "Ciclo Circuito", concentrado na região sul, que vai criar uma extensão de 18 quilômetros de via exclusiva para quem pedala.

LEIA TAMBÉM: Quatro escolas municipais serão reformadas e ampliadas em Londrina

Na rua Bento Munhoz da Rocha Neto, a ciclovia será construída a partir da esquina com a avenida Higienópolis, onde tem um restaurante e o lago Igapó um, passando por uma estrutura hoje inexistente, que vai contar com um deck, que levará até a rua Lima.

A partir da rua Lima os ciclistas vão seguir pela Adhemar Pereira de Barros, que já conta com ciclovia no canteiro central, mas que terá a estrutura revitalizada, com construção de meio-fio, rampas para cadeirantes e quem usa bicicleta, calçada, plantio de grama e nova sinalização.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura vai gastar até R$ 679 mil com novos trechos de ciclovia
| Foto: Emerson Dias - N.Com

Já na Joaquim de Matos Barreto, a ciclofaixa vai ficar à margem do meio-fio, sendo instalada nas ruas Monte Castelo, Humaitá, Pensilvânia, Raja Gabaglia, Malba Tahan e Pedro Couto, entre outras vias, até ser interligada com a Paranaguá. Na extensão será executada sinalização, entre outras melhorias para facilitar a circulação dos ciclistas.

Londrina tem hoje quase 59 quilômetros de ciclovia e ciclofaixa. Segundo o Plano de Mobilidade Urbana de 2020, cerca de nove mil viagens são feitas diariamente no município com bicicleta.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.