Prefeitura vai gastar até R$ 679 mil com novos trechos de ciclovia
Obra faz parte do "Ciclo Circuito", concentrado na região sul, que vai criar uma extensão de 18 quilômetros de via exclusiva para ciclistas
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 07 de dezembro de 2023
Obra faz parte do "Ciclo Circuito", concentrado na região sul, que vai criar uma extensão de 18 quilômetros de via exclusiva para ciclistas
Pedro Marconi
A prefeitura abriu uma licitação, com valor máximo de R$ 679 mil, para construir e interligar dois grandes trechos com ciclovia e ciclofaixa: um da rua Bento Munhoz da Rocha Neto até a avenida Adhemar Pereira de Barros, na zona sul, e outro criando um eixo da rua Joaquim de Matos Barreto até a rua Paranaguá, no centro. As empresas que desejarem assumir o serviço, que tem lote único, devem apresentar as propostas até nove de janeiro. O recurso é da secretaria municipal de Obras e Pavimentação.
O prazo de execução, após assinatura da ordem de serviço, é de quatro meses. A obra faz parte de um projeto amplo denominado "Ciclo Circuito", concentrado na região sul, que vai criar uma extensão de 18 quilômetros de via exclusiva para quem pedala.
LEIA TAMBÉM: Quatro escolas municipais serão reformadas e ampliadas em Londrina
Na rua Bento Munhoz da Rocha Neto, a ciclovia será construída a partir da esquina com a avenida Higienópolis, onde tem um restaurante e o lago Igapó um, passando por uma estrutura hoje inexistente, que vai contar com um deck, que levará até a rua Lima.
A partir da rua Lima os ciclistas vão seguir pela Adhemar Pereira de Barros, que já conta com ciclovia no canteiro central, mas que terá a estrutura revitalizada, com construção de meio-fio, rampas para cadeirantes e quem usa bicicleta, calçada, plantio de grama e nova sinalização.
Já na Joaquim de Matos Barreto, a ciclofaixa vai ficar à margem do meio-fio, sendo instalada nas ruas Monte Castelo, Humaitá, Pensilvânia, Raja Gabaglia, Malba Tahan e Pedro Couto, entre outras vias, até ser interligada com a Paranaguá. Na extensão será executada sinalização, entre outras melhorias para facilitar a circulação dos ciclistas.
Londrina tem hoje quase 59 quilômetros de ciclovia e ciclofaixa. Segundo o Plano de Mobilidade Urbana de 2020, cerca de nove mil viagens são feitas diariamente no município com bicicleta.
****
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.