Prefeitura vai
ditar regras para
uso de calçadas
O projeto que permite a colocação de toldos e mesas nas calçadas é extensivo a bares, confeitarias, restaurantes, lanchonetes e similares que estejam funcionando dentro das normas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Urbanismo. A legislação ainda está sendo analisada pelas comissões da Câmara Municipal e não tem prazo para ser votada em plenário.
Pela nova lei, o mobiliário a ser instalado deverá seguir o padrão estético e funcional a ser definido pela prefeitura. O trânsito de pedestres, em especial dos portadores de deficiência, e a visibilidade dos motoristas não poderão ser obstruídos. Qualquer que seja a largura da calçada, uma faixa de 1m20cm deverá ser preservada para o fluxo de pedestres.
Nesses quiosques, não será permitido colocar qualquer tipo de aparelho de som ou estandes de venda. A responsabilidade pela limpeza e manutenção das calçadas será dos donos dos estabelecimentos. O projeto também prevê multas em Ufir para quem não cumprir a novas regras.
Na opinião da empresária Tânia Ghignone, a prefeitura deveria selecionar os estabelecimentos que se candidatem a colocar mesas ao ar livre. ‘‘Temos que evitar que a cidade seja descaracterizada’’, alerta. Na Rua Comendador Araújo, na frente de casas comerciais da família, foi construído um quiosque com 14 mesas. ‘‘Deu certo. Agora a primeira opção dos clientes do restaurante é ao ar livre.’’ (R.B.N.)

mockup