Um decreto do prefeito Marcelo Belinati (PP) publicado no Jornal Oficial do Município na última quarta-feira (13) estabelece regras na rotina de instituições públicas e privadas que abrigam idosos em Londrina. A determinação vale para tentar impedir a propagação do novo coronavírus entre o público da terceira idade, que faz parte do grupo de risco da doença.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura restringe visitas a asilos para evitar contágio da Covid-19
| Foto: Reprodução/Prefeitura de Londrina

A partir de agora, as casas de repouso são obrigadas a manter o distanciamento social recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e outras entidades sanitárias. As visitas são permitidas somente em situações consideradas excepcionais, como atendimento médico, exames de urgência e emergência, aplicação de vacinas e casos atípicos que necessitem de análise da direção do abrigo.

"Criamos uma normativa oficial para as organizações que cuidam dos idosos na cidade. Precisamos considerar que essas pessoas, se infectadas, têm uma chance muito grande de morrer. A taxa de letalidade é altíssima, podendo chegar a 15%. Elas são frágeis fisicamente e carregam outros fatores que podem complicar ainda mais a saúde", disse a secretária municipal do Idoso, Andrea Bastos Ramondini Danelon.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura restringe visitas a asilos para evitar contágio da Covid-19
| Foto: Reprodução/Prefeitura de Londrina

Segundo o decreto, o contato com os familiares será por telefone ou chamada de vídeo pela internet. "É uma forma de cuidar da saúde mental, até porque eles estão abrigados há mais de 50 dias. Precisa ter essa alternativa. Outra novidade é que quem foi internado a partir da última quarta-feira (13) deverá ficar isolado por duas semanas", afirmou.

Andrea Danelon explicou que, se a ordem municipal for descumprida, tanto o Conselho Municipal do Idoso quanto a própria secretaria serão os órgãos responsáveis pela fiscalização. Uma médica da Secretaria Municipal de Saúde foi cedida especificamente para orientar as instituições sobre os protocolos de prevenção à Covid-19.

Londrina tem aproximadamente 500 idosos nas três entidades conveniadas com a prefeitura - Asilo São Vicente de Paula, Lar dos Vovôs e Vovós e o Lar Maria Tereza Vieira - e 18 casas de repouso particulares.