Está em fase final a redação do novo Decreto de Carga e Descarga que a Prefeitura está preparando para evitar problemas com o transporte pesado na região central da cidade. O documento deve ser assinado em junho pelo prefeito Cassio Taniguchi, depois da definição da nova sinalização (placas e pintura das ruas). O decreto revoga a legislação em vigor - o Decreto Municipal 30/87 - que foi considerada ultrapassada pelos setores consultados durante a definição do novo texto. Além da regulamentação de horários, a minuta prevê a criação de uma nova Zona Central de Tráfego e a ampliação da área de carga e descarga na cidade.
As novas normas foram discutidas durante dois meses com representantes do Ippuc, Urbs e Associação Comercial do Paraná, Clube dos Dirigentes Lojistas, Sindicato das Empresas de Transportadores de Carga, Câmara Municipal e Batalhão de Policiamento de Trânsito, que ficou responsável pela fiscalização do trabalho.
O novo decreto visa a impedir os congestionamentos provocados pelo desembarque de mercadoria em horários de grande movimento e evitar que veículos utilitários de pequeno porte (até 1,8 tonelada) - que não operam comercialmente - utilizem as vagas do Estar Laranja. ‘‘A frota de ‘pick-ups’ cresceu muito e não possuía regulamentação específica. Com o decreto, eles só poderão usar o Estar Verde, deixando espaços livres e melhorando a rotatividade dos veículos de grande porte’’, explica José Álvaro Twardowski, coordenador do programa Cidadão em Trânsito.
A regulamentação em vigor tem dez anos e não acompanhou o crescimento do comércio em Curitiba. ‘‘O comércio cresceu muito neste período. O decreto ficou defasado e não atende transportadores, lojistas ou ao gerenciamento do trânsito’’, afirma Eloy Kockanny, coordenador de Circulação Viária do Ippuc.

mockup