Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura quer 'retomar' Palácio do Futsal
| Foto: Anderson Coelho


O Palácio do Futsal, ginásio localizado na Vila Brasil, na zona sul de Londrina, pode voltar para as mãos da administração pública. De acordo com a Procuradoria do Município, o imóvel foi doado para a Liga Londrinense de Futebol de Salão no fim da década de 1970, mas não estaria sendo utilizado para a prática esportiva regular nos últimos anos. O ginásio está localizado na esquina das ruas Colômbia e Uruguai, e no espaço é possível ver o descarte de resíduos. Outros problemas são a sujeira, mau cheiro e as paredes pichadas. Durante a noite e a madrugada, segundo os moradores do bairro, o local é escuro e favorece a ação criminosa.

O procurador do Município de Londrina, João Luiz Martins Esteves, informa que o imóvel foi doado para a Liga Londrinense de Futebol de Salão (responsável pelo imóvel) em 1979. Segundo ele, após tomar conhecimento de que o espaço já não cumpria nos últimos anos com a sua finalidade, em 2016 foi solicitada a reversão do bem ao patrimônio público. Segundo ele, o protocolo permanece em fase de citação na 2ª Vara da Fazenda Pública de Londrina.

Já Diogo Bembem, auxiliar da presidência da Liga Londrinense, o espaço é usado diariamente para aulas de futsal. Segundo ele, a escola existe no local há 16 anos. Ele relata ainda que nos últimos três foram pagos o IPTU, as contas mensais de energia elétrica e água. Sobre a situação externa do prédio, salienta que realiza pequenos reparos, a poda de árvores e a limpeza. Ele informa também que o espaço não possui muros em volta, permite a aproximação de qualquer pessoa, inclusive de pichadores.

Balconista em uma panificadora, Fernanda Mansano conta que já foi surpreendida por um ladrão em frente ao Palácio do Futsal. "O espaço em volta do Palácio é muito precário, perigoso e está tomado por usuários de drogas. Isso sem falar dos ratos, aranhas e baratas que saem deste lugar", relata.

O Palácio do Futsal foi um tradicional palco esportivo durante mais de três décadas. Apesar dos problemas, Mansano destaca os bons momentos vividos no local. "Moro neste bairro há mais de 15 anos. Meu irmão e meu namorado treinaram e jogaram futebol no Palácio. Dá muita tristeza ver tudo isso abandonado."
Segundo outros moradores, a quadra de esportes ainda é usada eventualmente para treinamentos de futsal. No dia da reportagem, segunda-feira (21), as portas estavam fechadas e o Palácio deserto. Para a cabeleireira Vilma Lúcio da Silva, o espaço deveria ser utilizado para atividades comunitárias. "Ele poderia servir para tantas coisas: festas, reuniões, celebrações, aulas de artesanato. Eu mesmo poderia dar os meus cursos de manicure neste lugar", comenta ela, que mora ao lado do ginásio.