Prefeitura quer alfabetizar servidores
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 06 de maio de 2003
Benedito Teles<br>Equipe da Folha 
Ribeirão Claro A secretaria de Educação de Ribeirão Claro (24 km a leste de Jacarezinho) anunciou ontem a implantação de um programa de alfabetização de servidores públicos. Segundo dados do órgão 5% dos servidores são analfabetos. A primeira etapa do projeto foi o levantamento dos servidores. A segunda etapa terá início no dia 12 com as aulas de alfabetização, que serão realizadas entre as 17 e 18 horas.
''Neste horário, os trabalhadores serão dispensados para aprender'', disse a secretária Rogéria Aparecida Camargo Lima Bellia. Ela explica que o projeto é uma iniciativa do município, mas está integrado ao programa federal do Ministério da Educação. O município também mantém um programa de alfabetização de jovens e adultos coordenado pelo governo federal com 50 participantes.
A princípio, a sala de aula terá 12 estudantes, mas existe a expectativa de que novos servidores sejam integrados ao programa. Rogéria Aparecida disse que, além dos analfabetos, o programa também deve estimular os servidores que não concluíram o ensino fundamental. Ela explica que o município mantém um índice de 12% de analfabetos na população. E atribui o índice ao perfil agrícola da cidade que obriga o jovem a deixar as aulas para se concentrar no trabalho.
O prefeito Mário Augusto Pereira (PSDB) destaca que o projeto estimula o aprendizado e não prejudica o rendimento.


