Depois de prorrogar o prazo de entrega pela quarta vez, a Prefeitura de Londrina acredita que o viaduto construído na avenida Dez de Dezembro com a Leste-Oeste deva ser finalmente liberado em julho. A data-limite, deliberada no mês passado, vence em 14 de julho. A obra iniciou em agosto de 2018 e deveria ter sido entregue em novembro de 2019.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura projeta liberar viaduto na Dez de Dezembro em duas semanas
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Vários contratempos surgiram, como as pedras bola no solo, contribuindo para atrasar o cronograma. “Para liberar o trânsito precisa concluir a saída no sentido sul-norte. A chuva que caiu recentemente acabou atrapalhando, porque aumentou a umidade da capa asfáltica. Terminando esta parte será feita a sinalização. Tivemos uma reunião nesta semana com os representantes da empresa, que relataram que em duas semanas isto deve acontecer, se tudo ocorrer bem”, projetou o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa.

SERVIÇOS COMPLEMENTARES

Quando o tráfego de veículos for autorizado sobre o viaduto, a construtora de Maringá (Noroeste) ainda vai precisar fazer trabalhos complementares. “É uma estrutura de concreto armado e mesmo lavando vai ficar ‘encardida’. Então, terá que ser pintada”, justificou. “Está faltando pouco (para terminar). Não adianta desesperar, porque é o possível a fazer neste momento. Atrasos não justificados poderão acarretar em multas”, ponderou.

ALÇA LIBERADA

A hipótese de que a guarita do Terminal Rodoviário iria atrapalhar o trânsito no que será a marginal da Dez de Dezembro foi descartada pela prefeitura. Mesmo assim, a administração do espaço ainda avalia se irá demolir a estrutura.

No início desta semana foi liberada a alça de acesso que liga as avenidas Leste-Oeste e Dez de Dezembro. Com isso, quem vem pela Leste-Oeste agora pode fazer a conversão à direita quando chegar na rotatória sob o pontilhão. Os semáforos instalados no cruzamento da Dez de Dezembro com a Martiniano do Valle Filho, nos fundos do Shopping Boulevard, foram desativados. Agora, o motorista não pode mais acessar a Dez de Dezembro rumo à zona sul a partir da Martiniano.