Emerson Cervi
De Curitiba
Os 350 participantes do 1º Congresso Internacional de Qualidade de Vida, em Curitiba, conheceram ontem o programa Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT), desenvolvido pela prefeitura de Curitiba. Este é o programa mais abrangente entre as capitais de Estado no Brasil destinado ao trabalhador.
Dividido em 15 projetos distintos, o QVT atende a todos os 27 mil funcionários da ativa e aposentados do município nas áreas de saúde, cultura, e assistência social. ‘‘Outras capitais como Vitória (Espírito Santo) e Salvador (Bahia) têm programas de qualidade de vida para seus funcionários, mas nenhum deles chega a todos os setores como o nosso’’, explicou a coordenadora do programa, Suely Harumi Ioshumi.
A superintendente da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, Marise Cardoso Maris de Souza, falou sobre os resultados do programa aos participantes do congresso. Criado em 1997, a partir de 2000 o QVT terá um projeto específico para atender os aposentados da prefeitura. ‘‘Vamos dar a possibilidade para que os ex-funcionários sejam voluntários não remunerados em projetos que a prefeitura desenvolva com a comunidade’’, explicou.
Um dos motivos para os bons resultados do programa é a realização de parcerias. ‘‘Temos o programa ‘Viva Mulher Servidora’ e ‘Cárie Zero’, com o pessoal da saúde; ‘Agenda Cultural’, com a Fundação Cultural de Curitiba; ‘Cesta Metropolitana’, com a Seasa’’.
Hoje pela manhã o pesquisador Dieter Lagerstroem fala sobre programas de qualidade de vida e promoção da saúde na Europa. À tarde, Mário Maranhão e Virgílio Baião tratam da promoção de saúde e medicina assistencial.

mockup