A sequência de furtos dentro da Prefeitura de Cascavel obrigou a administração a reforçar a segurança do local e em outros prédios públicos pertencentes ao município. Esta semana, duas câmeras de vídeo passaram a registrar todos os passos das pessoas que entram e saem do local. Desde o início do ano foram registrados 18 furtos no paço, que vão desde um simples grampeador até veículos.

O gerente da divisão de serviços gerais da Secretaria de Administração, Edson Saraiva, explica que as câmeras estarão monitorando pontos estratégicos, como a porta de entrada e o estacionamento, permitindo detectar os responsáveis pelos furtos. Ele completa que outras duas serão instaladas nos próximos dias. ''Uma ficará no térreo, onde existe a maior movimentação de pessoas. E a outra na porta dos fundos. Ninguém sai ou entra sem ser visto'', diz.

Saraiva acrescenta que a câmera que ficará na parte externa do prédio será móvel e terá condições de registrar todos os veículos que utilizem o estacionamento da prefeitura. Um monitor permitirá que o vigia controle todos os movimentos, impedindo tentativas de furtos. Ele lembra que dois veículos municipais foram furtados este ano do estacionamento. ''Há alguns dias sumiu uma central de computador. Estão roubando telefones, bolsa de funcionária e celulares'', ressalta.

Segundo o gerente, os investimentos com as câmeras e o sistema de alarme que será instalado em creches, escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde, gira em torno de R$ 5 mil.

mockup