O Serviço de Obras e Pavimentação (Saop), da prefeitura de Maringá, iniciou as obras de abertura de uma via auxiliar em torno da pista do novo aeroporto da cidade. A estrada terá aproximadamente 4 mil metros de extensão e vai ficar rente à cerca de proteção, servindo para o deslocamento de veículos de serviço, sem necessidade de uso da pista de pouso e decolagens. A cerca e a via auxiliar fazem parte da contrapartida do município para a liberação de verbas do Ministério do Aeronáutica, que condiciona o repasse à retomada da obra.
O programa Paraná Urbano também está abrindo licitação para a construção do terminal de passageiros, garantindo a liberação de pelo menos R$ 5 milhões a curto prazo, através do governo federal. As obras em andamento, segundo o secretário de Desenviolvimento Urbano e Habitação, Carlos Eduardo Schwabe, vão garantir a integridade da pista. A cerca de dois metros de altura, em aço galvanizado e palanques de concreto, deve impedir a entrada de pessoas estranhas ao local. Hoje a pista é utilizada nos finais de semana por motoristas que participam de racha de carros e motos.
O aeroporto de Maringá terá uma pista de 2.200 metros de extensão por 45 de largura, com capacidade para receber aviões de porte. As obras começaram em 1995, e foram paralisadas no final de 96 por falta de recursos.

mockup