A Prefeitura de Londrina realizou mais uma ação integrada voltada à população em situação de rua nesta quarta-feira (15), no Calçadão, nas proximidades do Teatro Ouro Verde. O prefeito Tiago Amaral esteve no local , às 6 horas, para acompanhar e auxiliar na ação, ao lado da secretária interina da Saúde, Rita Domansky, e a secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Marisol Chiesa, e de diversos profissionais da Saúde, Assistência Social e da Guarda Municipal. O objetivo da inciativa é oferecer condições para que estas pessoas possam sair das ruas e recuperar sua dignidade.

Amaral ressaltou que a integração entre as secretarias "é um momento histórico e fundamental" para as pessoas em situação de rua possam superar esta condição. “Esse trabalho integrado tem o objetivo de dar oportunidade para as pessoas que estão nas ruas, sem perspectiva, nas drogas, no álcool, longe de suas famílias, vivendo uma vida destruída. O primeiro passo é essa abordagem, o carinho no acolhimento humano. Depois de feita a triagem, nós fazemos o encaminhamento de acordo com as necessidades da pessoa, por exemplo para os serviços de saúde e assistência social, àqueles que se dispõem a isso”, afirmou.

O prefeito disse que, durante a ação, ele foi abordado por dois homens em situação de rua que manifestaram o desejo superar esta condição. Os dois são de fora de Londrina, um deles é do Mato Grosso, e chegou na cidade na terça-feira (14), e o outro mora em uma cidade vizinha. Ambos têm histórico profissional e qualificação, porém um chegou as ruas por conta de problemas com álcool e o outro com drogas.

“Eles chegaram até nós e claramente querem ajuda. Se acolhermos estes homens e dermos condições para que saiam do álcool e das drogas, por meio de tratamento de saúde, as chances de recuperarmos estes cidadãos é muito grande. Além disso, queremos integrar este trabalho com a sociedade civil, para ofertarmos trabalho a eles”, detalhou.

Com relação às pessoas que não aceitam o encaminhamento para acolhimentos, o prefeito disse que a Prefeitura não vai impor. “Estamos aqui para ajudar quem precisa e aqueles que querem. Sabemos que não vamos conseguir levar todos ao atendimento, não estamos aqui para impor, mas deixamos claro que Londrina é uma cidade de gente trabalhadora e que vamos defender a família, o trabalhador e a vida digna na nossa cidade. Não vamos permitir drogas a céu aberto, vamos combater a criminalidade e ajudar os que querem sair desta situação”, frisou. (Com informações do N.Com)