Os boletins divulgados diariamente pela Prefeitura de Londrina e a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) sobre os casos de coronavírus no município sempre apresentaram variação. Entretanto, nos últimos dias, a diferença que vinha tendo de uma média entre 30 e 60 casos cresceu expressivamente, com o informe estadual mostrando estatística superior à da secretaria municipal de Saúde.

Essa intensificação da dissemelhança numérica acontece em um momento em que os poderes públicos Municipal e Estadual disputam uma “queda de braço” por conta da quarentena "mais severa” declarada pelo governador Ratinho Junior (PSD) para sete regionais de Saúde, incluindo a de Londrina. A FOLHA apurou que na quarta-feira (1º), por exemplo, dia seguinte ao anúncio do governador, foram 68 confirmações a mais no relatório da Sesa. Na sexta (3) foram 118, e no sábado (5) chegou a 160.

Neste domingo (5), de acordo com a prefeitura, Londrina atingiu 1.559 positivações de coronavírus, no total, sendo 104 a mais que o levantamento de sábado. A cidade segue com 85 óbitos. Já se curaram 1.161 pessoas. outros 313 casos continuam ativos, com 268 em isolamento domiciliar e 45 internamentos. Dos pacientes hospitalizados, 18 estão em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 27 em enfermaria.

Para a Sesa, Londrina tem atualmente 1.673 casos - 114 a mais do que o informado pelo município -, com 949 pessoas recuperadas e 84 mortos.

VEJA TAMBÉM

Mapa da Evolução do contágio no Panará mostra as cidades mais infectadas em azul escuro e vermelho número de mortes acesse no link abaixo
Mapa da Evolução do contágio no Panará mostra as cidades mais infectadas em azul escuro e vermelho número de mortes acesse no link abaixo | Foto: Folha Arte

Mapa em tempo real mostra a evolução do coronavírus no Paraná

OFÍCIO

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse à FOLHA, via Núcleo de Comunicação, que a diferença “tem chamado atenção” e que deverá oficiar a secretaria estadual nesta segunda-feira (6) para “saber o que está acontecendo”. A prefeitura ressaltou que todo o paciente com caso confirmado da Covid-19 na cidade é comunicado e registrado nas estatísticas oficiais.

Um fator apontado pela prefeitura, e que pode ser uma possibilidade para justificar a divergência entre boletins, é a presença de londrinenses em outras localidades do Estado, com eles sendo diagnosticados com a doença. “Todos os pacientes que confirmam em Londrina, mas não são daqui, é comunicado à secretaria da cidade a que ele pertence e tira esse número de Londrina”, explicitou o município.

Londrina
Londrina | Foto: Arquivo Folha

Em resposta nesta segunda-feira (6), o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner afirmou que a principal diferença é no tempo de divulgação e consolidação dos dados. "A secretaria de Saúde de Londrina divulga em um horário com o consolidado dos casos confirmados até aquele momento e a Sesa em outro", apontou. A pasta estadual inclui nos dados apenas as informações dos laboratórios que foram homologados pelo Lacen (Laboratório Central do Paraná).

PARANÁ

O Paraná, com 879 novas confirmações e 32 mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus, chegou, neste domingo, a 31.120 casos e 781 mortos em decorrência da doença. Em todo o Estado são 795 pacientes internados por conta da Covid-19, com 301 deles em UTI. Recuperaram-se 6.997 pessoas. Ao todo, 367 cidades paranaenses já têm ao menos uma confirmação de coronavírus.

Atualizada às 8h23 de 06/07/2020