Na manhã desta sexta-feira (5), o prefeito Marcelo Belinati e a vice-presidente da Microsoft Brasil e líder das comunidades de Diversidade e Inclusão da empresa, Alessandra Karine Erthal, anunciaram uma parceria inédita no Brasil, em prol da capacitação profissional na área de Tecnologia da Informação (TI). O anúncio foi feito na sede administrativa da Prefeitura e torna Londrina a primeira cidade do Brasil a firmar esse acordo.

O objetivo é ofertar 45 cursos gratuitos e on-line produzidos pela maior empresa de tecnologia do mundo, a Microsoft. Para isso, ela disponibilizará uma plataforma específica, em que os cursos estarão traduzidos para o português e ajudarão os participantes a aprimorar os conhecimentos e obter novas formas de trabalho. Os cursos são acessíveis também para as pessoas com deficiência visual. Será disponibilizada a plataforma desenvolvida pela Microsoft, denominada “Escola do Trabalhador 4.0”, uma plataforma de ensino remoto do Ministério do Trabalho, que inclui cursos da Microsoft por meio da ferramenta Microsoft.

Segundo Erthal, entre os pontos que chamaram a atenção da Microsoft para a cidade de Londrina estão o grande número de universidades e polos de ensino superior e técnico que existem no município, assim como a estrutura do ecossistema de inovação, a presença do Hub de Inovação e o Tecnocentro.

Para o prefeito Marcelo Belinati, a parceria mostra o bom momento que a cidade está vivendo na geração de trabalho, emprego e renda e no desenvolvimento tecnológico. “Nós, da prefeitura, com a nossa Escola de Governo, vamos disponibilizar esses cursos gratuitamente para a população. Isso muito nos honra, porque somos os primeiros a firmamos a parceria, o que mostra o potencial da nossa cidade”, acredita Marcelo.

O Acordo de Cooperação Técnica tem validade de um ano. Para se ter uma ideia da importância deste setor na geração de emprego e renda, de janeiro a agosto de 2021, a área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) contratou quase 150 mil novos profissionais no Brasil, o que representa um aumento de 149% em relação ao total de postos de trabalho criados em todo o ano passado, que foram de 59 mil. Atualmente, 845 mil empregos estão no setor TIC, alocados principalmente nas regiões sudeste e sul do Brasil.