Nesta sexta-feira (21), a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) realizou uma transmissão ao vivo por meio de rede social para divulgar o novo painel informativo da Covid-19 na cidade. O objetivo é entregar mais agilidade e transparência aos dados, que serão disponibilizados por meio de informações geradas pela equipe da Diretoria de Planejamento. A ferramenta on-line está aberta para acesso ao público, no site do painel, no portal da Prefeitura.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura divulga novo painel para divulgar dados da Covid-19 em Londrina
| Foto: Divulgação

O secretário de Saúde, Felippe Machado, apontou que o projeto de informatização dos dados públicos vem para otimizar os processos em várias áreas da Saúde e da Prefeitura como um todo. Ele explicou que a tecnologia já estava disponível ao município e era utilizada por outras áreas da gestão, como no SigLon (Sistema de Informação Geográfica de Londrina).

“Não teve gasto adicional, só o valor que já tínhamos antes com o software de georreferenciamento, não houve investimento para esse painel específico. Nós contamos com o apoio da empresa contratada para os ajustes de software, mas o grande mérito é da Diretoria de Planejamento e da Tecnologia da Informação”, afirma. A empresa citada é a Imagem, distribuidora da plataforma ArcGis, da Esri, no Brasil.

COMO FUNCIONA?

Segundo o secretário, o sistema será alimentado diariamente uma ou duas vezes por dia. As informações chegam à SMS e são catalogados pela equipe de Epidemiologia da Diretoria de Vigilância em Saúde. Em sequência, é feita a notificação para o MS (Ministério da Saúde) e SESA (Secretaria de Estado da Saúde), a informação é repassada para a Diretoria de Planejamento da SMS, responsável por alimentar a planilha que inclui os dados automaticamente no painel.

O QUE MUDA?
O destaque do novo painel está no georreferenciamento das informações. São três tipos de mapas: por concentração, com análise de pontos de calor nos locais com mais casos; por bairros, com cores identificando aquele com maior incidência; e casos individuais em cada região, com informações sobre sexo, idade, início dos sintomas, desfecho, se houve internação e o bairro de localização do paciente. Uma lista com o número de casos exatos para cada bairro também está presente no painel.

Dados como perfil dos confirmados e óbitos, gráfico de evolução dos casos, incidência comparativa a outros municípios e dados gerais da Covid-19 complementam o painel. Para Machado, o novo sistema não é uma vantagem apenas de visualização dos dados, mas de gestão.

“Isso faz parte de um processo muito maior que estamos disponibilizando para a população. É uma ferramenta de gestão importante com interatividade como poucas cidades do Brasil possuem. Não é só esteticamente bonito, possui transparência, agilidade, além de permitir gestão adequada em vários setores da prefeitura”, afirma.

Além das informações sobre a Covid-19, o secretário relatou que as equipes estão em estágio avançado em ferramentas de gestão de indicadores que irão ampliar em todas as áreas da Saúde, como, por exemplo, nas informações sobre a dengue. “Muito provavelmente nós vamos conseguir o georreferenciamento da dengue também”, afirma.

BOLETIM

Apesar do novo painel, o secretário informou que a prefeitura vai continuar divulgando o boletim diário nas redes sociais, como era feito anteriormente. Nesta sexta-feira (21), a cidade apontou 37 novos casos, chegando a 4.540 confirmações da doença, e um novo óbito, acumulando 156 mortes no total. A vítima é uma paciente do sexo feminino de 68 anos.

Dos 4.540 casos confirmados, 4.010 já estão curados e 374 estão na fase ativa da Covid-19. Entre os pacientes que estão com vírus na fase de transmissão, 320 fazem isolamento domiciliar e 54 estão internados, com 27 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 27 em leitos de enfermaria. Ainda há 321 casos suspeitos aguardando o resultado dos exames.