Os motoristas que trafegam na estrada entre o distrito de Paiquerê e o patrimônio de Guairacá, na zona rural de Londrina, passando pela ponte de transposição do córrego Água do Gramadinho, interditada temporariamente por conta de obras, agora terão um caminho alternativo para realizar o trajeto e evitar desvios mais longos. A Prefeitura de Londrina definiu a criação de uma rota de desvio provisória.

LEIA TAMBÉM: Escadas rolantes do Terminal Central estão sem funcionar há um mês

A rota funcionará por meio de um trecho com cerca de três quilômetros de estrada, contornando a estrutura da ponte bloqueada, em mão dupla, por dentro de uma propriedade privada, a Fazenda Santa Maria, localizada próximo ao córrego. Nesta semana, a prefeitura obteve autorização formal dos proprietários para poder operar e fazer as intervenções necessárias no local. A execução da rota alternativa será feita pela secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento.

“Quanto antes resolvermos e darmos alternativa de trânsito para os motoristas, principalmente aos veículos pesados como caminhões e ônibus, facilitará todo este processo das obras da nova ponte e permitirá a continuidade do escoamento da safra agrícola, transporte escolar e fluxo entre as áreas rurais”, destacou o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino.

Segundo o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, a previsão é que a nova pista provisória fique pronta e esteja apta para uso em um período de sete a dez dias, conforme o andamento dos trabalhos e as condições climáticas. “O acesso será encontrado poucos metros antes da entrada da ponte que está interditada, sendo que os motoristas terão que utilizar a rota entrando para a propriedade e margeando a passagem pelo córrego em uma pista de cascalho sobre a terra”, detalhou.

INTERLIGAÇÃO

Verçosa ainda informou que serão criados aproximadamente 1.500 metros de desvio novo, que serão interligados a outros 1.500 metros de uma entrada já existente na área da propriedade particular da fazenda. “Serão necessárias cerca de 250 viagens de caminhão ao todo para realizar os serviços, de forma geral, que incluem transporte de material da usina de Londrina até a estrada entre Paiquerê e Guairacá, com operação de uns 10 caminhões, bem como a compactação do cascalho. A liberação total para o fluxo de veículos só irá ocorrer quando toda a rota estiver concluída”, explicou.

Atualmente, o acesso à ponte existente, deteriorada e sem condições de trânsito, está totalmente bloqueado desde a última segunda-feira (17), devido às obras de construção de uma nova estrutura no mesmo local. Por esse motivo, os condutores de veículos estavam precisando realizar caminhos mais longos para chegar aos seus destinos, seja do distrito para o patrimônio, e vice-versa, tendo que fazer rotas por Lerroville e rodovia PR-445. (Com informações do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.