A sede administrativa da Prefeitura de Londrina recebe uma exposição de lixeiras ecológicas feitas como monitores antigos de computador. As estruturas foram confeccionadas por alunos da Escola Municipal Padre França, do Distrito de Pau D’Alho, em Assaí (Região Metropolitana de Londrina), que fazem parte do projeto de educação ambiental Pingo D’Água, do Copati (Consórcio do Rio Tibagi).

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura de Londrina recebe exposição de lixeiras ecológicas
| Foto: Emerson Dias - N.Com

As lixeiras ficarão expostas na Prefeitura pelo período de três meses. Elas foram desenvolvidas com carcaças de monitores de computadores chamados Tubos de Raios Catódicos, populares na década de 1990, muito antes das telas de LED aparecerem. Hoje, este material constitui grande parte dos resíduos eletrônicos descartados.

O objetivo do projeto é dar utilidade para esse item, favorecendo o meio ambiente, já que o reaproveitamento do lixo sólido faz parte da Política Nacional dos Resíduos Sólidos e de diversas regulamentações que definem a prática correta para o descarte dos aparelhos. O trabalho contou com a contribuição da ONG E-letro, que forneceu os materiais para a confecção dos primeiros exemplares das lixeiras.

O coordenador de projetos do Copati, Renato Munhoz, ressaltou que a iniciativa serve como exemplo de como é possível tratar os resíduos sólidos, para que eles não se tornem um problema para o meio ambiente. O Pingo D'Água existe há 33 anos e é oferecido a escolas de 36 municípios do Estado e já transformou 28 mil professores e alunos da Bacia do Rio Tibagi em multiplicadores ambientais. O Pingo D`Água é premiado como a melhor ação de educação ambiental do Brasil.

Segundo o gestor da ONG E-letro, Alex Gonçalves, as lixeiras são muito resistentes e podem ser facilmente replicadas por escolas, condomínios e espaços públicos. Além da Prefeitura de Londrina, as lixeiras ecológicas foram inseridas na Escola Municipal Padre França, no Distrito de Pau D’Alho, em Assaí, na praça da igreja e na Unidade Básica de Saúde do distrito. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1