A Prefeitura de Londrina promete mais rigor nas licitações de obras para evitar atrasos, a exemplo do que tem ocorrido no Ginásio Moringão e na sede da Secretaria de Educação. Essas obras tiveram os contratos rompidos e novos processos licitatórios terão que ser realizados. O secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Janderson Marcelo Canhada, informou que pretende implantar um processo, com mais rigor na documentação e nas certidões das empresas que participam dos certames.

Empresa responsável por obra do Moringão teve contrato rompido;
Empresa responsável por obra do Moringão teve contrato rompido; | Foto: Gustavo Carneiro/24-01-2020

Uma das principais mudanças é exigir das empresas comprovação de que já realizou uma obra do porte exigido na licitação. Segundo ele, atualmente, a empresa, mesmo não tendo experiência em determinada obra, está habilitada a participar desde que tenha um profissional com certificado. "Se esse profissional sai, a empresa não tem condições de executar a obra. A ideia é exigir que a empresa comprove que já realizou obra desse porte. Isso possibilitará uma tranquilidade maior para realizar a obras”, destacou.

“Vêm empresas de todo o Brasil para participar das licitações, mas na prática não conseguem realizar a obra. Ficamos em situação difícil, porque se rompemos o contrato temos que começar tudo do zero. Se não rompemos, a situação se prolonga e isso gera incômodo à população. Adotamos um novo posicionamento. Se a empresa atrasar reiteradamente sem explicação plausível vamos esperar um pouco mais, mas vamos romper o contrato. Conversamos também com a PGM (Procuradoria Geral do Município) sobre exigir mais rigor nos editais de licitação para coibir empresas sem qualificação técnica de participar do certame”, destacou Canhada.

MORINGÃO

O secretário municipal de Obras, João Verçosa, afirmou que a licitação do Moringão será desmembrada em duas, já que a empresa vencedora não tinha conhecimento para executar a reforma da cobertura metálica e terceirizou o serviço. "Agora a empresa responsável pela reforma da estrutura metálica deverá ser especializada nisso", destacou. A parte de reforma de banheiros, do piso e da sede da Fundação de Esportes de Londrina será executada por outro processo licitatório", apontou.

LAGOA DOURADA

As obras de revitalização da Lagoa Dourada estão mais lentas do que a administração municipal esperava. Segundo Verçosa, o cronograma prevê quatro meses de obra, mas 60 dias decorridos e só 2% foram executados. “Eles alegaram que choveu, mas existem outras frentes de trabalho. Não há justificativas para o atraso. Se não tiver condições, faremos o rompimento de contrato. O que está acontecendo ali é a mesma coisa que aconteceu com a secretaria de Educação e com o Moringão.”

A obra está avaliada em R$ 1,12 milhão. De acordo com o secretário de Planejamento, a empresa que ganhou a licitação é de Pernambuco. “A empresa tem documentação exigida pela lei, mas a obra não está sendo realizada da melhor forma. A rescisão será feita no menor prazo possível”, destacou Canhada.